Eletrônica e Informática

Cresce participação da Ethernet Industrial no mercado global

A conectividade da rede industrial para dispositivos e máquinas é essencial para alcançar fábricas inteligentes conectadas. O estudo anual da HMS Networks sobre o mercado de redes industriais mostra que a Ethernet Industrial aumenta sua participação no mercado para 64% dos novos nós instalados (59% no ano passado), enquanto os fieldbuses caem para 30% (35%). As principais redes EtherNet/IP e Profinet compartilham o primeiro lugar com 17% cada. As tecnologias wireless mantêm uma participação de mercado de 6%.

 

A HMS Networks apresenta sua análise anual do mercado de redes industriais, com foco em novos nós instalados na automação de fábrica em todo o mundo. O estudo de 2020 inclui fatias de mercado estimadas para fieldbuses, Ethernet industrial e Wireless. As taxas de crescimento estimadas não estão incluídas este ano, motivadas pelas condições gerais únicas do mercado devido à situação do coronavírus.

 

No estudo, a HMS conclui que a Ethernet Industrial continua a conquistar participação de mercado dos fieldbuses. A Ethernet Industrial agora representa 64% do mercado global de novos nós instalados em Automação Industrial (comparado a 59% no ano passado). A EtherNet/IP e a Profinet compartilham o primeiro lugar com 17% de participação de mercado cada. A EtherCAT continua a ter um bom desempenho global em 7%, e o Modbus-TCP em 5%, e só passa o Ethernet Powerlink em 4%.

 

A HMS estima um declínio do Fieldbus para 30% dos novos nós instalados (em comparação com 35% no ano passado). O Profibus ainda é o número um em 8%, representando pela primeira vez menos de 10% do mercado total de redes industriais. O segundo classificado é o Modbus-RTU a 5%, seguido pelo CC-Link com 4%.

 

“Esperamos que o mercado de redes industriais cresça constantemente durante os próximos anos, mas devido à situação única do vírus corona que agora afeta as condições gerais de negócios em todo o mundo, optamos por não incluir números de crescimento em nossa análise de 2020, apenas participações de mercado”, diz Anders Hansson, diretor de Marketing da HMS Networks. “Assim, focando apenas as participações de mercado este ano, vemos que a Ethernet Industrial continua a impulsionar a conectividade industrial nas fábricas, liderada por EtherNet/IP e ProfineT, com a EtherCAT em terceiro lugar”. “O Profibus ainda é o maior barramento de campo, mas perdeu participação de mercado à medida que o declínio geral dos fieldbuses continua. Outra descoberta interessante é que o Modbus continua indo bem – tanto no que diz respeito ao fieldbus Modbus RTU quanto ao Modbus-TCP baseado em Ethernet, indicando que as fábricas não se abstêm de usar tecnologias que funcionem bem em suas novas instalações apenas porque já existem há algum tempo.”

 

WIRELESS – As tecnologias sem fio mantêm uma participação de mercado de 6%, com a WLAN ainda sendo a tecnologia mais popular, seguida pelo Bluetooth. “A rede wireless mantém sua participação em um mercado em crescimento que não é ruim, mas esperamos que a participação da rede sem fio aumente com o tempo”, diz Hansson. “Com todas as atividades em andamento globalmente sobre tecnologias celulares sem fio (por exemplo, redes LTE/5G privadas) como facilitadoras para a fabricação inteligente de próximo nível, a demanda do mercado aumentará para que dispositivos e máquinas conectados sem fio sejam incluídos nas arquiteturas de automação menos cabeadas e flexíveis do futuro.”

 

VARIAÇÕES REGIONAIS – A EtherNet/IP e a Profinet lideram na Europa e no Oriente Médio, com o Profibus e a EtherCAT como vice-campeões. Outras redes populares são a Modbus (RTU/TCP) e a Ethernet Powerlink. O mercado dos EUA é dominado pela EtherNet/IP, com a EtherCAT ganhando alguma participação de mercado. O Profinet e a EtherNet/IP lideram um mercado asiático fragmentado, seguido pelo Profibus, EtherCAT, Modbus (RTU/TCP) e CC-Link/CC-Link IE Field.

 

 

O estudo inclui a estimativa da HMS para 2020 com base no número de novos nós instalados em 2019 em Automação Industrial. Um nó é definido como uma máquina ou dispositivo conectado a uma rede industrial.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo