Eletrônica e Informática

CSVED traduz para o português primeira norma brasileira de selos mecânicos

A Câmara Setorial dos Fabricantes de Vedações (CSVED) traduziu para o português a primeira norma brasileira de selos mecânicos, a norma americana API-682. “Por incrível que pareça ela não existia, e graças à iniciativa de todos da nossa câmara conseguimos um feito importante”, ressalta o presidente da câmara, Hélio Guida.

A API-682 se tornou padrão para selos e sistemas de lubrificação para bombas centrífugas no setor de petróleo e gás, assim como no petroquímico. Ela é um padrão que incorpora diretamente diversas experiências práticas em suas atualizações regulares.

O presidente da CSVED também destacou outra conquista da câmara, a tradução do manual de gaxetas da FSA (Fluid Sealing Association), que traz informações importantes para o entendimento de gaxetas de compressão e, de acordo com o material, tratam-se de elementos pré-formados, de estrutura flexível, empregadas para impedir (reduzir) a passagem de um fluido por uma determinada região (caixa de gaxetas). “O nosso objetivo é disponibilizar material técnico educativo para o mercado brasileiro, que é bastante carente de literaturas técnicas na área de vedação”, afirma Guida.

Para ter acesso a tradução da norma americana API-682 é necessário colocar o código 16676 no campo ‘Normas’ no site www.abntcatalogo.com.br.

Já o manual de gaxetas é preciso solicitar pelo e-mail csved@abimaq.org.br

Fonte: Ipesi

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo