DAF retifica eixos de comando com a plataforma Jucam 6L da Junker
A DAF, marca holandesa de caminhões que integra a Paccar, quarta maior montadora de caminhões do mundo, faz a retificação completa de eixos de comando usados nas séries de motores a diesel de seis cilindros dos modelos XF e CF, na unidade de Eindhoven, na Holanda. Para executar a usinagem, a empresa utiliza a nova plataforma Jucam 6L da Junker, que se caracteriza pela sofisticada interação de potentes motores lineares, sistemas de medição altamente precisos em processo e componentes de fácil acesso, com o conceito modular.
Os caminhões DAF são conhecidos por serem confortáveis, apresentarem longos intervalos de manutenção e excelente dinâmica de condução. Para atingir o grau de excelência, os componentes e peças dos caminhões necessitam de elevada qualidade.
Os eixos comando retificados com precisão, por exemplo, garantem que os motores de veículos comerciais funcionem de forma suave e contínua durante sua longa vida útil. Com a Jucam 6L, tais eixos são retificados de forma eficiente e altamente precisa numa única fixação, de acordo com Wannes Bloemen, engenheiro de Produção Sênior da DAF em Eindhoven, Holanda.
A máquina utilizada pela DAF tem dois cabeçotes de retificação com quatro rebolos instalados na retificadora. O eixo comando é fixado entre as pontas, um arrastador integrado e uma castanha. Os sistemas de medição de alta precisão em processo garantem o perfeito posicionamento radial e longitudinal. Primeiro, os mancais são retificados e depois os cames da bomba, assim como os cames de entrada e saída. Não é necessária uma etapa adicional de rebarbamento dos elementos. Com essa solução, houve a redução pela metade dos tempos de ciclo, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias especificadas.
“A redução pela metade dos tempos de ciclo, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias, é um excelente resultado”, afirma Bloemen. As velocidades mais altas são alcançadas principalmente com os motores lineares instalados e as guias hidrostáticas comprovadas, assim como um sistema de refrigeração dos fluidos confiável. A retificação completa elimina a necessidade de um novo carregamento e descarregamento. Dentro de um espectro de peças definido, a retificadora pode ser facilmente configurada, sem necessidade de uma nova configuração mecânica.
ESTABILIDADE DO PROCESSO – A qualidade em conformidade com todas as especificações de tolerância e a alta estabilidade de processo resultam numa retificação eficiente de eixos comando de caminhões. “O projeto modular e ergonômico da retificadora e, portanto, a acessibilidade dos componentes é muito importante para nós, tais como as unidades modulares do sistema hidráulico e do sistema do fluido de refrigeração. A flexibilidade e a facilidade de manutenção associadas foram fatores decisivos na decisão de compra da DAF”, comenta Bloemen.
Os sistemas de medição em processo instalados garantem o contorno exato do perfil, tanto nos elementos cilíndricos quanto nos não cilíndricos. Eles permitem que os dados fluam para o processo de retificação em tempo real. Mesmo os menores desvios são corrigidos imediatamente. A máquina Jucam funciona de forma totalmente automática em operação contínua. A retificadora de alta velocidade é carregada por um robô e a descarga é feita através de um portal.
A DAF e a Junker são parceiras de longa data e juntas e implantaram muitos projetos. “A Junker é uma parceira confiável, com entendimento técnico muito bom que alcança as metas estabelecidas durante todo o projeto”, comenta Bloemen, destacando que são mais de 20 anos de parceria. (foto: divulgação)