Metal Mecânica

Demanda por máquinas nos EUA cresce, apesar da crescente incerteza econômica

Novos pedidos de máquinas para trabalhar metais, medidos pelo Relatório de Pedidos de Tecnologia de Manufatura dos EUA, publicado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology, totalizaram US$ 515,8 milhões em março de 2025, o maior valor mensal desde março de 2023. Os pedidos de março de 2025 aumentaram 33,8% em relação a fevereiro de 2025 e 20,5% em relação a março de 2024. No primeiro trimestre do ano, os pedidos totalizaram US$ 1,26 bilhão, um aumento de 12,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024.

 

Mesmo com um aumento expressivo do investimento privado em equipamentos no primeiro trimestre de 2025, os pedidos de tecnologia de manufatura caíram 5,7% em relação ao trimestre anterior. No entanto, a queda não foi significativa o suficiente para prejudicar o impulso ascendente do setor iniciado com o IMTS – The International Manufacturing Technology Show, em setembro de 2024.

 

Após impulsionar o crescimento do mercado de máquinas nos últimos meses, os pedidos de indústrias que prestam serviços para terceiros tiveram um desempenho inferior ao da movimentação geral do mercado em março de 2025. Quando a demanda por bens e equipamentos, que exigem peças usinadas aumenta, as indústrias que prestam serviços para terceiros geralmente enfrentam restrições de capacidade, à medida que os OEMs transferem mais trabalho para elas e avaliam como lidar com a demanda variável em horizontes de tempo mais longos. Atender a essa necessidade imediata das indústrias menores exige investimentos adicionais em máquinas.

 

Os fabricantes do setor aeroespacial aumentaram seus pedidos em março para o maior valor mensal já registrado e o maior número de unidades encomendadas desde dezembro de 2023. Em fevereiro de 2025, a taxa de utilização da capacidade dos fabricantes do setor ultrapassou o nível observado antes da greve dos trabalhadores da  Boeing pela primeira vez desde o fim da greve em novembro de 2024. Embora o setor esteja posicionado para continuar sua trajetória ascendente, a atual greve dos operadores de máquinas pode ser outro obstáculo de curto prazo ao crescimento.

 

O primeiro trimestre de 2025 apresentou fortes sinais de que a demanda por tecnologia de manufatura está começando a se recuperar após dois anos de leve queda. O aumento da incerteza e os riscos de queda para a economia podem interromper a trajetória positiva dos pedidos de tecnologia de manufatura. Após prever um crescimento robusto em 2025, a Oxford Economics revisou recentemente sua perspectiva para uma queda de um dígito, já que as condições econômicas podem impulsionar a recuperação da demanda por máquinas para o segundo semestre de 2026.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios