Descubra o que você sabe sobre o lixo eletrônico
O dia 14 de outubro é o Dia Internacional do Lixo Eletrônico, uma iniciativa que visa reduzir a carga que o lixo eletrônico deposita no meio ambiente e economizar recursos naturais. Para apoiar atividades educacionais e de conscientização pública ligadas à iniciativa, o TCO Development lançou um “quiz” sobre lixo eletrônico.
Com quase 2000 pessoas respondendo ao “quiz”, estas são algumas das descobertas:
– 18% acreditam que a quantidade crescente de lixo eletrônico se deve principalmente ao fato de que as pessoas finalmente começaram a reciclar.
Na verdade, o aumento dos volumes de lixo eletrônico é alimentado principalmente por taxas de consumo mais altas de eletrônicos, ciclos de vida curtos e poucas opções de reparo.
“A única coisa mais importante que você pode fazer para o meio ambiente, tanto em termos de lixo eletrônico quanto de redução das emissões de gases de efeito estufa, é manter os produtos de TI em uso por mais tempo. Por exemplo, adicionar dois anos à vida de um notebook pode reduzir o total de emissões em até 30%”, afirma a diretora de marketing e comunicação da TCO Development Gabriella Mellstrand.
– 95% estão cientes de que o lixo eletrônico é um risco para a saúde humana.
O lixo eletrônico contém várias substâncias perigosas que correm o risco de vazar no ambiente natural afetando a saúde humana se não forem recicladas corretamente. Pouco mais da metade dos entrevistados respondeu corretamente que o valor anual estimado de matérias-primas contidas em resíduos eletrônicos é de 55 bilhões de euros.
Além de ser um risco para a saúde humana e o meio ambiente, a forma atual de processar o lixo eletrônico causa um impacto econômico negativo. Os produtos eletrônicos contêm uma série de recursos escassos e valiosos que são essenciais para atender às nossas necessidades futuras de produtos.
“Faça parte da solução. Mantenha seus produtos de TI em circulação pelo maior tempo possível com a utilização, reutilização, reparo ou revenda do produto. Se nada disso for possível, certifique-se de que o produto seja reciclado de forma responsável”, conclui Gabriella Mellstrand.
Para responder ao “quiz” (em inglês), visite: https://tcocertified.com/quiz-e-waste/