Metal Mecânica

Dürr Megtec lança sistema de purificação de ar de alta eficiência para uso industrial

A Dürr Megtec lançou recentemente o precipitador eletrostático úmido (Wesp), um sistema de purificação do ar que limpa com eficiência gases industriais de partículas finas, névoas ácidas e aerossóis para atender às regulamentações ambientais internacionais e proteger equipamentos a jusante. Entre as principais melhorias do sistema estão a manutenção reduzida, o desempenho aprimorado, a padronização e o menor tempo de instalação.

A Dürr Megtec, parte da divisão Clean Technology Systems do Grupo Dürr, projetou o novo Wesp tendo em mente o meio ambiente e as equipes de operação e manutenção dos clientes. Como resultado, houve ênfase nos recursos de limpeza fora de linha, automática e de alta intensidade do sistema, diminuindo os esforços de manutenção, eliminando o transporte de matéria arrastada durante a lavagem e fornecendo melhor desempenho operacional durante a limpeza. Agora também há fácil acesso aos componentes do sistema para inspeções de manutenção.

Para aprimorar o desempenho, o objetivo da Dürr foi conseguir uma coleta mais eficiente de contaminantes. Isso foi obtido por meio do aumento da tensão operacional, que exige menor área superficial de coleta. Além disso, o sistema de distribuição de gás foi totalmente reformulado para otimizar o fluxo através do sistema, e vários formatos de tubos e eletrodos foram testados a fim de aprimorar o desempenho geral.

 

TEMPO DE FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO – São usados módulos padronizados no novo design, diminuindo assim o tempo de engenharia e fabricação. Os sistemas são montados a partir de diferentes módulos padronizados e adaptados aos requisitos específicos do cliente.

Módulos com feixes tubulares são pré-montados na unidade de produção para envio ao cliente. Todos os eletrodos são previamente carregados e alinhados, evitando assim essa demorada e tediosa tarefa no canteiro de obras.

Os sistemas Wesp de purificação do ar são usados em todos os setores da indústria, como madeira, incineração de resíduos, processamento de alimentos, biocombustíveis, metais e mineração, química, petroquímica, ferro e aço e papel e polpa de celulose. Os Wesps da Dürr podem remover até 98% das partículas em um único estágio, dependendo das características do fluxo de gás. É possível conseguir uma maior eficiência de remoção com configurações alternativas.

“Após conversar com nossos clientes, nossos departamentos de desenvolvimento de produtos geraram ideias inovadoras com patentes pendentes na área de eficiência de remoção de partículas e limpeza de tubos e eletrodos –  sempre de olho na manutenção reduzida e maior confiabilidade”, afirma o dr. Daniel Schmitt, presidente & CEO da divisão Clean Technology Systems da Dürr. Foram usados vários modelos em escala para estabelecer a prova de conceito antes que as ideias fossem implementadas. Depois, foram realizados muitos testes de campo em condições reais com equipamentos grandes e em escala. Os resultados do programa piloto foram utilizados para colocar à prova os conceitos finais e o desempenho antes da produção em escala comercial.

“O design de última geração abordou comentários específicos de usuários e operadores do setor”, acrescenta o dr. Schmitt. “Estamos animados para colocar este equipamento no mercado e poder levar os benefícios aos clientes e ao meio ambiente.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo