Eletrônica e Informática

EDP testa caminhão elétrico em sua operação

A EDP, por meio de uma parceria com a JAC Motors, foi a primeira do setor, no Brasil, a testar um caminhão elétrico em seus serviços. O modelo iEV1200T foi utilizado na área de concessão da distribuidora da EDP em São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos, durante o mês de setembro.

 

Ao sair na frente nos testes com o veículo, a EDP busca entender os resultados na operação e avaliar se as características do modelo são as mais adequadas às suas necessidades. O caminhão iEV1200T é o primeiro 100% elétrico, abaixo de 8 toneladas de peso bruto total, disponível no mercado brasileiro. O modelo possui um custo total por quilômetro rodado até cinco vezes menor que seu equivalente a diesel. O caminhão elétrico atuará em operações de manutenção e serviços da Distribuidora de energia.

 

Durante o período de testes, a EDP estima uma redução de 64% nos custos com o abastecimento do veículo, considerando um cenário mais conservador. Na manutenção, a economia pode chegar a 70%. Para o meio ambiente, os ganhos seriam ainda maiores pois, considerando uma média de 1 mil quilômetros rodados por mês, um veículo a combustão emite cerca de 2.800 quilos de CO2, enquanto o caminhão elétrico não gera emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente. A companhia conta com uma frota de aproximadamente 150 caminhões.

 

“A EDP tem a intenção de ter sua frota 100% elétrica até 2030. Os veículos pesados são nossos maiores desafios e estamos tendo grande êxito ao ser pioneiros no uso do caminhão elétrico. O resultado dos testes pode nos permitir, em um horizonte de tempo mais rápido do que esperávamos, o início da implantação desses veículos em nossa frota”, afirma Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.

 

O novo caminhão elétrico tem torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade. Para carregar o veículo, a EDP fará uso de sua rede de recarga nas sedes da companhia ou em vias públicas.

 

A linha oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal. Isso permite que, ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%.

 

“A cessão pioneira do nosso caminhão elétrico à EDP enaltece a chegada desse produto ao Brasil, uma vez que estamos nos conectando a uma das maiores e mais respeitadas companhias de energia do mundo”, afirma Pedro Mendes, diretor de Vendas Corporativas da JAC Motors Estratégia em Mobilidade Elétrica.

 

 

EDP e JAC já haviam firmado uma parceria em 2019. Na ocasião, a EDP, por meio da EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da Companhia, tornou-se a fornecedora indicada de equipamentos de recarga para os clientes que adquirem veículos 100% elétricos da JAC Motors. Além disso, a EDP Smart também instalou 30 postos de recarga nas concessionárias da empresa automotiva em território nacional.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo