Eletrônica e Informática

element14 lança e-book sobre o potencial do Raspberry Pi para aplicações de áudio de alta qualidade

A element14, uma comunidade Avnet, lançou novo e-book para seus membros, explorando o potencial do Raspberry Pi para desenvolvimento de áudio HD e criação de música. Os fabricantes de sistemas de áudio geralmente oferecem produtos caros para fornecer a melhor qualidade de som. Com novas placas de expansão e software de fidelidade, o Raspberry Pi está se tornando uma opção a ser considerada pelos entusiastas de áudio HD.

O Raspberry Pi é conhecido por ser uma ferramenta para quem está aprendendo a codificar e trabalhar com hardware eletrônico. Novas placas adicionais estão agora disponíveis para o Pi 4, que oferecem conversores digital/analógico (DACs) e amplificadores top de linha. O Raspberry Pi sempre teve hardware para produzir áudio de ponta e com esses novos HATs (hardware attached on top ou hardware anexado na parte superior), a placa de desenvolvimento popular agora é uma boa opção para edição e desenvolvimento de áudio com um orçamento limitado.

Alguns dos novos HATs destacados no e-book, que estão disponíveis na Farnell para fortalecer os recursos de áudio do Raspberry Pi são:

– JBM-001 DAC/Amp HAT da JustBoom: a placa vem equipada com um conversor digital para analógico (DAC) e um amplificador de fone de ouvido, que fornece uma frequência de 32 bits / 384 kHz. Também inclui RCA de nível de linha e saídas de jack de 3,5 mm amplificadas para fones de ouvido e controle de volume. Extrai a energia diretamente do Pi. A placa também fornece uma relação sinal-ruído de 112dB (SNR) e distorção harmônica total de -93dB (THD + N a -1dB). Ele pode ser usado com o Raspberry Pi A +, B + e 2B. Os membros da comunidade usaram o JBM-001 para projetar reprodutores de áudio em várias salas, estações de central de mídia e reprodutores de áudio HD independentes.

– Amplificador de áudio Merus HAT da Infineon: placa adicional projetada para o Raspberry Pi Zero, este HAT é indicado para amplificação de som. A placa é equipada com o amplificador multi-nível MA12070P da Infineon, que fornece até 40 W de potência de pico. A placa adicional extrai sua energia do Raspberry Pi e oferece reprodução de áudio de 24 bits/48 kHz. O controle completo de hardware,a  personalização e o monitoramento de erros são feitos por meio do Linux Alsamixer. Seu tamanho permite que os usuários utilizem o amplificador com projetos Pi portáteis, incluindo players e alto-falantes.

– Controlador de áudio AmpliPi multi-room /zona da Micro Nova: o sistema é projetado em torno de um Módulo Compute 3+ do Raspberry Pi e vem com DACs de áudio PCM5102A e CM6206. O Pi também pode se comunicar via I2C para um STM32F030 MCU integrado em uma placa de pré-amplificador para controlar os sistemas de mixagem e amplificação. O AmpliPi é capaz de transmitir quatro fontes independentes para 6 zonas de saída estéreo, que podem ser expandidas para até 36 zonas de saída estéreo por meio de unidades extensoras encadeadas.

O e-book também destaca várias ferramentas de software para tornar o áudio Raspberry Pi HD uma realidade. Uma das opções é o Sonic Pi. O ambiente de codificação ao vivo baseado em Ruby é versátil e permite aos usuários criar novos sons, trabalhar em uma variedade de estilos musicais, fazer loop em seu áudio, alternar sintetizadores e muito mais. Outras ferramentas de software gratuito, que funcionam bem com a plataforma Raspberry Pi, incluem MilkyTracker e Waveform DAW da Tracktion Software.

Para ler o e-book, visite: https://www.element14.com/community/community/publications/ebooks#?ICID=ebooks-download-topban

A Farnell, unidade de negócios da Avnet, distribui produtos e soluções de tecnologia para projeto, produção, manutenção e reparo de sistemas eletrônicos.

A Farnell comercializa com o nome Farnell na Europa, Newark na América do Norte e element14 em toda a região Ásia-Pacífico. Os negócios globais da Farnell são apoiados por uma cadeia de fornecimento global de mais de 3.500 fornecedores e  um amplo estoque desenvolvido para antecipar e atender às necessidades de clientes em todos os lugares do mundo. No Brasil, a Newark é representada pela LATeRe.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo