Eletrônica e Informática

Elephantec é a primeira do mundo a produzir placas de circuito impresso com impressão a jato de tinta de metal

A Elephantec Inc. é a primeira empresa no mundo a produzir com sucesso placas de circuito impresso utilizando impressão a jato de tinta de metal. Com a missão de tornar o mundo sustentável com novas tecnologias de fabricação, a Elephantech usa suas tecnologias de impressão a jato de tinta de metal e revestimento de cobre para fabricar e vender placas de circuito impresso (PCI) flexíveis P-Flex.

A empresa desenvolveu um método de fabricação exclusivo chamado Pure Additive, que tem um impacto ambiental menor do que os métodos de fabricação convencionais. Com esta tecnologia, a empresa está contribuindo para a implantação de um sistema de fabricação ecologicamente correto e sustentável.

As placas de circuito impresso são indispensáveis, mas o método convencional de produção gera um desperdício considerável, já que inicialmente a folha de cobre é totalmente laminada sobre o substrato, e então removida onde não for necessária para formar o circuito. O problema é que esse método requer o uso de uma grande quantidade de água.

Já a tecnologia de impressão a jato de tinta de metal da Elephantech permite que o metal seja impresso em um substrato somente quando necessário. Isso não apenas minimiza o consumo de recursos naturais e de água, mas também reduz qualquer resíduo gerado no processo produtivo.

A Mitsubishi Electric Corporation anuncia que a Elephantec Inc acaba de receber um aporte de capital via o ME Innovation Fund. Esse é o quarto investimento do fundo Venture Capital criado em parceria com a Global Brain Corporation, voltado para acelerar startups globais cujas inovações estejam alinhadas à estratégia de inovação verde da Mitsubishi Electric.

Juntas, a Mitsubishi Electric e a Elephantech investirão na tecnologia de impressão a jato de tinta de metal, visando alinhar os meios de produção aos princípios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente global. O objetivo é implementar a manufatura aditiva para trazer mudanças inovadoras a esse setor industrial.

Shinya Shimizu, CEO e CTO da Elephantech Inc., ressalta que “no futuro, a capacidade de minimizar o impacto no meio ambiente global será a chave para melhorar a competitividade da manufatura. Para divulgar amplamente nossa tecnologia de impressão a jato de tinta de metal, a impressão fina suportada por um controle de alta precisão é indispensável. Ao trabalhar com a Mitsubishi Electric, que tem pontos fortes em tecnologia de controle, vamos acelerar ainda mais a introdução da manufatura aditiva na sociedade.”

Segundo Hiroshi Sakakibara, diretor executivo e CDO da Mitsubishi Electric Corporation, “ao combinar a tecnologia de impressão a jato de tinta de metal ecologicamente correta da Elephantech e nossa tecnologia de controle de ponta, desenvolveremos ainda mais a manufatura aditiva e aprimoraremos o nível de fabricação. Resolveremos problemas sociais por meio da fabricação, conquistaremos novos clientes, vamos gerar valor social e criaremos uma sociedade sustentável”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo