Em novas instalações, Eletra-Tecnologia tem capacidade para produzir 1,8 mil ônibus elétricos ao ano
A Eletra-Tecnologia inaugurou oficialmente suas novas instalações no último dia 2 de junho, em São Bernardo do Campo (SP). Com 27 mil m², a nova fábrica tem capacidade para produzir inicialmente 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, com possibilidade de ampliar em 50% essa capacidade, dobrando turno, para 2.700/ano, caso haja demanda.
A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos de R$ 150 milhões, cujo objetivo é posicionar a empresa como líder latino-americana na produção de ônibus elétricos, gerando 500 empregos diretos nos próximos dois anos. “Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte público, com tecnologia inteiramente nacional”, afirma a presidente da Eletra, Milena Romano.
Conforme o novo plano de crescimento, a Eletra lançou em 2023 a completa linha de ônibus elétricos, todos fabricados no Brasil. São seis novos modelos, projetados para atender às diferentes características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira.
Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes-Benz e Scania, fabricados no Brasil.
A ampliação da capacidade produtiva também permitirá à Eletra expandir os serviços do e-Retrofit Eletra – conversão de caminhões a diesel para veículos elétricos.
A Eletra é uma empresa 100% nacional, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e carga.
Foi fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, por um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público, iniciada com tílburis.