Embraer e Saab vão atuar em parceria para o desenvolvimento de novos negócios
A Embraer e a Saab assinaram um Memorando de Entendimento para fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas, especialmente em desenvolvimento de novos negócios e na área de engenharia.
De acordo com o documento, as companhias irão trabalhar em parceria para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.
As empresas também buscarão novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina, considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, o Centro de Testes do Gripen e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen.
Além disso, as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este trabalho pode apoiar o crescimento futuro do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras dos caças, na medida em que surgirem.
“A Saab e a Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência da sua engenharia e de seus produtos. Vejo o Memorando de Entendimento de maneira muito otimista. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais os seus negócios em vários mercados do mundo trabalhando de maneira conjunta”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Nossas empresas têm trabalhado em parceria para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vai durar décadas. Este Memorando de Entendimento é um passo fundamental para o crescimento dessa cooperação em novas áreas. A parceria entre a Saab e a Embraer ultrapassa as fronteiras do Brasil e fortalece também as nossas conquistas de hoje”, afirma Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
O Gripen E/F é um sistema de caças multimissão. Fabricado para forças aéreas com visão de futuro, o Gripen incorpora tecnologias de ponta, os sistemas de última geração, sensores, armas e pods para assegurar vantagem em combate, proporcionando superioridade aérea em ambientes em disputa.
Em 2014, a Saab e o governo brasileiro assinaram o contrato para fornecimento de 36 aeronaves Gripen à FAB, que inclui não só as aeronaves, mas também apoio logístico, armas, sistemas de apoio, simuladores, formação e desenvolvimento. O programa Gripen representa a mais extensa transferência de tecnologia já realizada pela Saab e impulsiona o desenvolvimento da Indústria de Defesa do Brasil por meio de empresas locais, tendo a Embraer como seu principal parceiro estratégico no país.
O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
Em sua versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação. Recentemente, a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês), confirmando que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada