Empresário da indústria eletroeletrônica começa o ano confiante
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do setor eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee cresceu 2,8 pontos em janeiro de 2024, passando de 48 para 50,8 pontos.
Essa elevação interrompeu a trajetória de três quedas seguidas, fazendo com que o Icei voltasse a ficar acima da linha divisória de 50 pontos, que indica confiança do empresário.
O Icei varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.
O crescimento do Icei do setor no mês de janeiro não foi influenciado pelo lançamento do programa Nova Indústria Brasil (NIB), pois o anúncio do programa ocorreu após a coleta destes dados.
O Índice de Confiança do Empresário do setor registrado em janeiro de 2024 (50,8) foi superior aos 45,8 pontos registrados em janeiro de 2023.
No decorrer do ano passado, o Icei do setor oscilou próximo da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que o empresário do setor estava muito cauteloso.
Neste início de ano, apesar da melhora, o Icei ainda permanece perto da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que o empresário está mais otimista, mas ainda continua bastante prudente em relação ao cenário interno e internacional.
O programa Nova Indústria Brasil (NIB) lançado no mês de janeiro deste ano poderá trazer perspectivas positivas para o setor para os próximos meses.
O aumento do Icei do setor registrado em janeiro de 2024 resultou da elevação de 3,8 pontos na área elétrica e do acréscimo de 1,7 ponto na área eletrônica.
Com isso, o Icei da área elétrica passou de 48,8 para 52,6 pontos, ultrapassando a linha de 50 pontos, saindo da falta de confiança para condição de confiança.
Já o Icei da área eletrônica mesmo avançando de 47,1 para 48,8 pontos, permaneceu abaixo da linha divisória de 50 pontos.