Metal Mecânica

Empresas alemãs do setor de máquinas veem Índia e Brasil de forma positiva e EUA e China sob pressão

A situação global dos negócios para empresas fabricantes de máquinas e equipamentos da Alemanha e da Europa permanece mista, com diferenças regionais notáveis, de acordo com a mais recente Pesquisa de Clima de Negócios da Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA) para Brasil, China, Índia e, pela primeira vez, EUA, baseada em pesquisas com empresas associadas locais. Enquanto Índia e Brasil apresentam números estáveis ​​a positivos, a China enfrenta desafios estruturais. O mercado nos EUA também mostra um desenvolvimento cauteloso, principalmente devido à política aduaneira mais recente.

 

“Os resultados atuais confirmam mais uma vez que a fabricação de máquinas e equipamentos é uma indústria globalmente ativa, com estruturas locais muito distintas. Nossas empresas estão navegando por incertezas regionais, obstáculos geopolíticos e flutuações econômicas, com a Índia como um claro ponto positivo”, afirma o Dr. Johannes Gernandt, economista-chefe da VDMA.

 

A Índia continua sendo um mercado em rápido crescimento para a indústria de máquinas e equipamentos. 27% das empresas pesquisadas avaliam sua situação empresarial como boa, 64% como satisfatória e apenas 9% como ruim. As respostas sobre a carteira de pedidos indicam que o mercado interno indiano, em particular, é responsável pelo clima positivo para os negócios.

 

As perspectivas para o futuro são ainda mais positivas: 62% das empresas esperam que a situação dos negócios melhore ainda mais nos próximos meses – apenas 2% esperam que ela piore. Para 2025/26, as empresas esperam um crescimento nominal do faturamento de 9%. 54% das empresas pesquisadas já fabricam na Índia, das quais 74% pretendem expandir ainda mais suas capacidades. Das 46% sem instalações de produção locais próprias, 21% pretendem fazê-lo.

 

BRASIL – O Brasil está se mostrando resiliente como mercado de vendas para máquinas e equipamentos para produção: 31% dos entrevistados relataram uma boa situação empresarial e 61%, uma situação satisfatória. Em 2024, foi alcançado um crescimento considerável do faturamento de 13%, acima do esperado inicialmente. Para 2025, as empresas esperam um crescimento de 7%.

 

No entanto, as incertezas estão aumentando: a proporção de empresas que relatam obstáculos comerciais aumentou. A demanda interna enfraquecida, as dificuldades de financiamento e um ambiente competitivo cada vez mais desafiador são mencionados com especial frequência.

 

CHINA – O clima de negócios na China permanece tenso. Embora a situação tenha melhorado ligeiramente, 36% das empresas continuam relatando uma situação empresarial ruim. Em contraste, apenas 14% estão otimistas. Ainda assim, as empresas esperam um crescimento de 5% no faturamento em 2025, após a estagnação no ano anterior.

 

Os principais desafios na China continuam: a persistente falta de pedidos, o aumento da concorrência de fornecedores locais e barreiras comerciais, como taxas alfandegárias. A utilização da capacidade e a carteira de pedidos permanecem em um nível baixo, especialmente nos negócios domésticos.

 

EUA – Os EUA foram pesquisados ​​pela primeira vez como um mercado com grande incerteza. 20% das empresas relatam uma boa situação comercial, 59% uma situação satisfatória, mas 21% relatam uma situação ruim.

 

Particularmente alarmante, 79% das empresas sentem que suas atividades comerciais estão sendo prejudicadas. As principais razões para isso são a falta de pedidos e as tarifas recentemente introduzidas sobre máquinas e equipamentos europeus. Isso também se reflete nas expectativas: apenas 30% esperam que a situação comercial melhore,  enquanto muitos esperam que ela se deteriore. A previsão para 2025 é de um aumento de apenas 2% no faturamento.

 

ESTRATÉGIAS DE MERCADO – A Pesquisa de Clima de Negócios da VDMA enfatiza a heterogeneidade dos mercados internacionais. Embora a Índia esteja se tornando um mercado em crescimento confiável, estratégias claras para lidar com os desafios políticos e estruturais são necessárias na China e nos EUA.

 

“Para nossas empresas associadas, isso significa que estratégias de mercado diferenciadas, redes locais robustas e resiliência são mais importantes hoje do que nunca. Aqueles que se concentram nos mercados certos e permanecem flexíveis podem ter sucesso mesmo em um ambiente global complexo”, resume o Dr. Gernandt.

 

A Pesquisa de Clima de Negócios da VDMA foi realizada entre 14 de abril e 2 de maio de 2025. Participaram mais de 400 subsidiárias de empresas alemãs fabricantes de máquinas e equipamentos em cada país. Graças a uma metodologia padronizada e a perguntas adicionais específicas para cada país, a pesquisa permite uma comparação estruturada entre Brasil, China, Índia e EUA. A pesquisa é realizada semestralmente e fornece indicadores importantes para a observação do mercado e o planejamento estratégico na indústria internacional de máquinas e equipamentos. (Franco Tanio)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios