Metal Mecânica

Equipe de robótica brasileira é campeã em competição nos Estados Unidos

Atualmente a Robogames é a maior competição internacional de robótica. Seu foco principal são as lutas de robôs, mas o evento também conta com diversas outras categorias, as quais envolvem resolver desafios com robôs autônomos. A 14ª. edição aconteceu em Pleasaton, cidade perto de São Francisco, Califórnia, entre os dias 27 e 29 de abril de 2018.

A equipe brasileira foi campeã na categoria Balancer Race, que consiste em uma corrida de robôs estaticamente instáveis, ou seja, robôs que precisam estar ligados para permanecerem de pé. De acordo com as regras da competição, os robôs necessitam estar equilibrados sobre apenas uma ou duas rodas ou sobre uma esfera. Para completar o desafio, o robô deve percorrer uma distância de 6 metros e, no final do trajeto, permanecer parado. A pontuação final é proporcional ao tempo em que o robô completou o desafio, logo, a equipe com a menor pontuação ganha. Os competidores podem também selecionar alguns desafios adicionais, como passar por rampas, redutores de velocidade ou desviar de cones. Esses desafios possuem fatores multiplicativos que diminuem o tempo total de percurso. A Equipe Droid, em seu primeiro ano nesta categoria, completou o desafio em 6,31 segundos e, com os desafios adicionais, teve um tempo final reduzido para 1,893 segundos, garantindo o primeiro lugar entre equipes dos Estados Unidos, México, e Egito.

A Divisão de Robótica Inteligente (Droid) é formada por alunos de diversos cursos da Universidade de Brasília, entre eles, engenharia mecatrônica, elétrica, mecânica e ciência da computação. Os membros da equipe focam em trabalhar com robótica autônoma e participar de competições que pertencem a esta área. Além da Robogames, a equipe participa da competição latino-americana (Larc), na qual também possui muitos títulos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo