Eletrônica e Informática

Fabricantes de eletrônicos e de eletrodomésticos avançam mais que a média na maturidade tecnológica

A Nokia e a ABI Research, consultoria global de inteligência de mercado, anunciaram os resultados de uma pesquisa que destaca o progresso e os planos para investimentos em infraestrutura empresarial, em vários setores. De um total possível de 100 pontos, as pontuações médias obtidas – 66 em maturidade tecnológica e 68.8 em implementação de casos de uso – revelam o avanço dos fabricantes de eletrônicos (73.1) e eletrodomésticos (79.5).

 

Os investimentos em tecnologia feitos por empresas nos dois setores incluem a implantação de dispositivos robustos para trabalhadores, sistemas de gerenciamento de armazéns, baseados em nuvem, para cadeia de suprimentos e logística. As tecnologias digitais vêm sendo usadas para dar alicerce a casos de uso de manutenção preventiva, análise de dados e drones para aplicações industriais.

 

Outras descobertas mostram que os principais impulsionadores da implementação da digitalização vêm otimizando as operações da força de trabalho e os níveis de segurança, com pontuação de 7.4, em um total de 10, além de também apoiar as metas de sustentabilidade da empresa, com pontuação de 7.29, o que reforça a necessidade de melhorar as métricas ESG em todos os setores.

 

O ‘Industry 4.0 Maturity Index’ fornece insights importantes de uma pesquisa com líderes de TI e OT em 500 empresas, em cinco mercados e mostra o nível de prontidão para a Indústria 4.0 dos setores químicos, metais manufaturados, petróleo, mineração, eletrônicos e eletrodomésticos, maquinário pesado e portos e logística, e permitirá que as empresas comparem seu progresso de digitalização no caminho em direção ao metaverso industrial.

 

Para complementar os resultados, a Nokia e a ABI Research desenvolveram uma ferramenta de autoavaliação para as indústrias, que podem usá-lo para entender como inovar e aprimorar seus recursos de digitalização em direção ao metaverso industrial ao incorporar aspectos importantes, como segurança e automação do trabalhador.

 

“Estamos vendo uma tendência de mercado para adotar o 5G privado em uma abordagem de ponta a ponta. Para uma transformação bem-sucedida, é necessário alinhar TI com a tecnologia operacional (OT). Os departamentos de TI continuarão a desempenhar um papel importante na transformação digital usando a TI para oferecer suporte à entrega de OT da maneira mais eficiente”, observa Michael Larner, diretor de Pesquisa da ABI Research.

 

“Como líder global em redes privadas e computação de borda industrial em uma variedade de setores da indústria, queremos simplificar e acelerar a transformação digital para as indústrias. O índice de maturidade na Indústria 4.0 e a ferramenta de autoavaliação ajudam as empresas a entender onde estão e como progredir. Vemos os investimentos aumentando este ano, e isso é confirmado por esta pesquisa, ela mostra que as indústrias estão, em média, se aproximando do alinhamento de TI e OT”, afirma Stephan Litjens, VP de Enterprise Campus Edge business na Nokia.

 

A Nokia desenvolveu uma plataforma integrada e as-a-service que reúne conectividade sem fio privada de nível industrial e Wi-Fi, com computação de edge de grau industrial, dispositivos industriais e aplicativos neutros do ecossistema. As empresas podem usá-lo para definir seu caminho para o metaverso industrial.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo