Fagor Automation se une à iniciativa para criar padrão de conectividade de máquinas-ferramenta
A Fagor Automation se uniu à Umati, uma iniciativa da VDW. A Umati tem como objetivo estabelecer um padrão mundial para a conectividade de máquinas-ferramenta e é baseada na especificação OPC UA.
No setor de máquinas-ferramenta não existe melhor conexão que uma linguagem comum, quanto mais fácil de trocar e compartilhar informação, mais eficientes são as máquinas. Uma linguagem comum proporciona solução unificada para toda uma família de CNCs, o que garante a conectividade entre as diferentes tecnologias.
Num esforço conjunto, 17 associados e a VDW criaram a Umati (interface universal de máquinas-ferramenta), que permite que as máquinas-ferramenta e os periféricos se conectem a ecossistemas de TI específicos do cliente, de forma fácil, segura e sem problemas. A Umati é um padrão aberto para os usuários de máquinas-ferramenta de todo o mundo e serve para explorar novas possibilidades para a manufatura do futuro.
Com sua participação nessa iniciativa, a Fagor Automation amplia as capacidades de conexão de seus CNCs, agora equipados com um servidor OPC UA, de acordo com a especificação Umati. Além disso, a empresa do País Basco se compromete a oferecer suporte para conectividade a seus clientes por meio da interface Umati.
Na EMO Hannover 2019, a Umati fará uma demonstração do padrão de interface em um evento especial, em que os visitantes poderão se informar sobre o projeto e aprender a consolidar os dados de forma centralizada em um painel de controle. As implementações da interface comum poderão ser observadas nos estandes dos associados ao projeto por toda a feira, pois várias máquinas e controles se conectam a vários associados e ao painel de controle demos da Umati.