FIEE 2023: Feira abre com previsão de mais de R$ 2 bilhões em negócios
Com discursos voltados para uma indústria mais conectada e qualificada teve início na terça-feira (18) no São Paulo Expo, na capital paulista, a 31ª edição da FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade, promovida e organizada pela RX Brasil com curadoria da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
O diretor geral da RX para a América Latina, Claudio Della Nina, afirmou que a expectativa é de que o evento gere mais de R$ 2 bilhões em negócios. “Esta edição está pautada na transformação digital da indústria, com a exposição de produtos, equipamentos e soluções de 400 marcas”, disse. “A FIEE espera receber mais de 30 mil visitantes do Brasil e de 82 países. Assim, o papel deste evento é impulsionar negócios, seja dos expositores ou de nossos visitantes”, completou.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, marcou presença na abertura durante o Fórum Abinee TEC e destacou o avanço do 5G para o futuro da tecnologia na indústria no Brasil. “Precisamos promover o desenvolvimento industrial cada vez mais e uma das formas é com o avanço da tecnologia 5G. Queremos levá-la para todas as cidades brasileiras. A rede 5G, em larga escala, permitirá a utilização de análise de volumes massivos de dados (Big Data Analytics), da Internet das Coisas (IoT), da Inteligência Artificial (AI), dentre outras inovações. Há oportunidades para o uso de tecnologias digitais em todas as etapas da produção”, afirmou o ministro.
SOLENIDADE DE ABERTURA – Realizada em conjunto com o Fórum Abinee TEC 2023, a solenidade de abertura contou com a participação de convidados e autoridades, entre eles o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. “Todas as inovações e a digitalização atual se devem à indústria eletroeletrônica. Se temos um celular no bolso, temos que agradecer ao setor. Os empresários assumiram o risco, fizeram o investimento e acreditaram no mercado, promovendo a digitalização”, declarou.
O presidente do Conselho de Administração da Abinee, Irineu Govêa e o presidente executivo da associação, Humberto Barbato, destacaram os 60 anos da entidade e o seu papel para o progresso e evolução tecnológica da indústria.
Barbato ainda ressaltou a importância da FIEE como a maior exposição do setor da América Latina. “De hoje até sexta-feira temas de grande relevância para o setor eletroeletrônico e para o país serão discutidos nesse evento, que contará com a participação de especialistas, de representantes do Executivo e do Legislativo, da indústria, de universidades e institutos de pesquisas”, disse.
O presidente eleito da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, os secretários Maximiliano Martinhão (de Telecomunicações), Henrique Miguel (Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), os secretários estaduais de São Paulo Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação) e a secretária Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso participaram da cerimônia de abertura.
Também fez parte da programação a palestra “O Futuro da Tecnologia na Indústria: Dados, IoT e Inteligência Artificial” conduzida pelo advogado, professor, pesquisador brasileiro e co-autor do Plano Nacional de IoT, Ronaldo Lemos.
PROGRAMAÇÃO – Além de negócios e networking, a FIEE também conta com uma grade de conteúdos exclusiva em quatro Arenas de Conteúdo – Tecnologia e Inovação, Soluções em Energia, Automação Predial e Sustentabilidade -, que abordam temas técnicos de relevância para a indústria, apresentando soluções e experiências relacionadas à inovação e tendências.
O evento segue até sexta-feira, dia 21, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. (foto/divulgação).
SERVIÇO:
FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica e Eletrônica
Data: 18 a 21 de julho de 2023
Horário: das 13h às 20h
Mais informações: https://www.fiee.com.br