Fluke lança equipamento parar testar funcionalidade e segurança de estações de recarga de veículos elétricos
A Fluke Corporation lança o FEV100, equipamento desenvolvido parar testar a funcionalidade e a segurança das estações de recarga de veículos elétricos. Com ele, é possível verificar se uma estação de carregamento (EVSE) está operando corretamente após a instalação e durante a manutenção, ou solucionar problemas caso ela não esteja fornecendo a carga adequada aos veículos.
O produto permite que os técnicos realizem pré-testes de aterramento de proteção e confirmem se não há presença de tensão perigosa. O equipamento possibilita ainda simular sinais de veículos de controle de comunicação e taxa de carga variável que permitem a transferência de EVSE para o veículo, além de checar se o interruptor de circuito de falhas de aterramento está funcionando corretamente.
“O equipamento foi desenvolvido para operar com EVSEs que seguem os padrões SAE J1772. Portanto, não há necessidade de levar um veículo elétrico ao local para testar o EVSE (estação de carga), uma vez que o adaptador atua como um veículo elétrico quando conectado a uma estação de carregamento, trazendo facilidade na verificação de desempenho e manutenção”, explica o gerente de Produtos da Fluke Brasil, Osvaldo Conegundes.
Segurança às estações de recargas de veículos elétricos
Durante a manutenção dessas estações, é possível que os cabos de carregamento sejam danificados, o que aumenta a probabilidade de choques elétricos e até incêndios. Dessa forma, o equipamento testa e soluciona problemas do sistema de disparo do GFCI (disjuntor diferencial), uma vez que verifica se o disjuntor do EVSE está conectado com a detecção de falhas de aterramento. Além disso, o pré-teste de aterramento de proteção PE verifica se não há presença de tensão danosa naquele terminal, além do indicador de fases.
A ferramenta também realiza outras checagens de instalação elétrica, como isolamento de fios e cabos e medição da tensão de EVSE suportada pela rede. As funcionalidades permitem ainda obter uma visão assertiva sobre o ciclo de trabalho e a corrente máxima disponíveis para o carregamento seguro, tudo em apenas um equipamento.
Além disso, promove diversas facilidades aos usuários, como afirma Conegundes. “Para testar estações de carregamento de nível 1 e nível 2, o técnico deve conectar a estação a um veículo elétrico ou a um adaptador para simular um carro elétrico. Com o interruptor CP, é possível simular vários estados de carregamento do veículo quando o FEV100 estiver conectado ao EVSE. Trata-se de um equipamento criado para levar segurança e comodidade aos usuários e técnicos de veículos elétricos”, finaliza.