Artigos e Cases

Fornecedores de tecnologia auxiliam empresas a ganhar vantagens competitivas

Desde que a guerra na Ucrânia começou, a indústria vem sentindo muitos impactos. Segundo Mário Sérgio Telles, gerente executivo de economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), se de um lado os efeitos econômicos estão sendo causados pela alta nas commodities, no outro, existe uma pressão nas fábricas pelo aumento dos custos.

Por isso, é importante destacar que estamos em um momento de ruptura das cadeias de suprimentos e isso impacta diretamente nessas questões. Como comentado acima, esta alta trará impactos no custo operacional das empresas e, inevitavelmente, maior pressão nas margens praticadas. Quando a empresa possui uma operação manual, dificilmente consegue ter um controle preciso da operação, se comparado a uma com alto nível de automação, porque essas já são capazes de controlar processos com menor custo operacional. Logo, as companhias que são conhecidas como fornecedoras de tecnologia podem auxiliar e permitir que elas ganhem vantagens competitivas em momentos de flutuações na oferta e demanda.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada pelo Instituto FSB Pesquisa, já está muito claro que as companhias que adotaram a indústria 4.0 lucraram mais, conseguiram manter ou até ampliar o quadro de funcionários e tiveram melhores perspectivas em 2021. E nesses momentos de crise, observamos o quanto essa preparação e mudança se tornam essenciais. Precisamos apostar em fábricas do futuro, onde os setores básicos desse novo formato se preocupam em aumentar a produtividade, oferecer custos mais atrativos para os clientes, ter fornecedores que estão ligados à responsabilidade ambiental e, principalmente, contar com maior número de robôs atuando junto aos colaboradores.

Tudo isso tem levado muitas empresas a repensar a maneira como operam e a investir mais em automação e sistemas que garantam desenvolvimento na cadeia produtiva. Não tem como ficar esperando que o pior aconteça para se reinventar, afinal, problemas existem e podem aparecer de um dia para o outro. A cada dia que passa as organizações precisam ganhar mais maturidade.

Para finalizar, é preciso sempre lembrar que com robôs assumindo grande parte do trabalho e algoritmos conduzindo o dia a dia, temos um caminho de sucesso para conquistar. Só não podemos esquecer que a presença de grandes profissionais são primordiais para que essa transição aconteça da melhor forma, buscando o melhor das companhias.

(*) O autor é gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo