Fornecimento de componentes eletrônicos começa se normalizar
O fornecimento de componentes eletrônicos no mercado brasileiro começa a se normalizar. Segundo o Grupo Win, houve um atraso por conta da pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento das fábricas da China por cerca de 60 dias. “Elas já retomaram a produção e conseguimos atender a demanda do mercado brasileiro”, afirma Rodrigo Luis Bofe, diretor geral da companhia.
O Grupo Win fornece componentes eletrônicos e seus acessórios no mercado brasileiro por meio de vendas FOB e vendas CIF. No caso das vendas FOB, os produtos saem direto da empresa do grupo Winpoint Technology, para exportação e o pedido e a carga são disponibilizados para embarque no agente de carga do cliente, para dar andamento no processo de exportação da China para a importação do cliente no Brasil.
Já as vendas CIF são feitas pela AWT Componentes, outra empresa do grupo, e são entregues ao cliente a partir da base da companhia em São Paulo (SP). Esses produtos já são nacionalizados e revendidos aos clientes. Todo o processo de importação é realizado pela AWT Componentes.
O Grupo Win é composto pelas empresas AWT Componentes e Global Sources Componentes. A AWT Componentes é o representante local. A Global Sources Componentes se dedica ao planejamento estratégico de uma nova área de negócios que a Winpoint Technology prepara para lançar em breve no mercado.
A Winpoint Technology atua na exportação de componentes eletroeletrônicos e existe desde 2009, atendendo vários países do mundo. Em cada país, a empresa está montando seu escritório local para dar suporte e atendimento aos clientes. Os escritórios locais fazem as homologações necessárias, fornecem amostras, datasheets e prestam todo o suporte aos clientes.
A Winpoint Technology é distribuidora autorizada de algumas marcas; de outras é distribuidor independente, sem contar que tem marcas próprias como a APL Leds, que é exclusiva para o Brasil.
No mercado brasileiro, a AWT Componentes mantém estoques para pronto atendimento de alguns itens principais. Na avaliação da companhia, a demanda brasileira está com um bom volume. A empresa acredita que houve aumento na procura devido à parada por conta da pandemia da Covid19, deixando os negócios represados. Com a liberação, houve grande aumento da demanda.
Um aspecto interessante para o cliente do Grupo Win é que, seja pela importação pela Winpoint Technology, com vendas FOB China, ou local pela AWT Componentes, há o respaldo local no Brasil por meio da AWT Componentes, que está apta a esclarecer qualquer dúvida, já que é a representante do Grupo Win. (texto: Franco Tanio/foto: divulgação)