Metal Mecânica

Grob expande linha de centros de usinagem 4 eixos de alta tecnologia

Com a expansão do portfólio de produtos com a série de máquinas de 4 eixos, a Grob pode atender às crescentes demandas de todos os mercados além do segmento de mercado de 5 eixos. O design modular da máquina e a variedade de opções permitem que os centros de usinagem universal de 4 eixos G440, G640 e G840 sejam configurados de acordo com os requisitos específicos de cada cliente. Tal como acontece com as máquinas Grob de 5 eixos, a série de 4 eixos impressiona por seu design compacto, alta produtividade e estabilidade maximizada.

Além de ser perfeitamente adequada para a indústria automobilística, também é ideal para a engenharia mecânica, mercado de ônibus e caminhões, ferroviário, equipamentos agrícolas e de construção civil. As novas máquinas de 4 eixos se destacam entre seus concorrentes de mercado pelo alta capacidade de carga e pelas altas taxas de avanço e aceleração dos eixos principais – garantindo maior produtividade.

Para reduzir o peso dos componentes estruturais e, ao mesmo tempo, aumentar a estabilidade, a série de máquinas de 4 eixos foi projetada com o auxílio de métodos numéricos, como otimização da topologia e simulações FEM.

A série é projetada como uma coluna móvel em uma plataforma rígida de máquina com três pontos de fixação. O eixo rotativo é alimentado por um motor de torque dinâmico e os eixos lineares por acionadores de fuso de esferas. Para os modelos G640 e G840, a área de trabalho pode ser expandida para uma altura maior configurada para o segmento alvo, permitindo o uso de unidades de fixação mais altas.

 

VARIEDADE DE MOTOFUSOS – Além das variantes de pálete de 500 mm, 630 mm e 800 mm, os três tamanhos de máquina G440, G640 e G840 oferecem uma ampla variedade de tamanhos de motofusos disponíveis, com interfaces pequenas e grandes para HSK, SK, CAT, BT e BIG-PLUS. Os motofusos, projetados e fabricados pela companhia, destacam-se tanto no ambiente da produção em série, quanto nas tarefas dinâmicas e altamente precisas de usinagens especiais.

 

TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO – Através de anos de experiência, a Grob apresenta suas competências para tecnologias de automação em seu Centro de Excelência, fornecendo aos clientes uma solução de automação customizada, projetada com o auxílio de planejamento 3D e simulações de processo conforme condições do mundo real. As possibilidades vão desde um trocador de páletes com torres de fixação até sistemas de manipulação de páletes e peças com robô desenvolvidos pela Grob.

Os magazines de ferramentas são instalados na parte lateral da máquina como módulos separados e independentes, podendo ser facilmente substituídos posteriormente se as condições de trabalho mudarem. As capacidades de armazenamentos de ferramentas podem ser dimensionadas de maneira flexível. Magazines com capacidade para até 450 ferramentas longas (HSK-100) estão disponíveis, levando o portfólio ao extremo em termos de flexibilidade. Magazines de ferramentas centralizados também fazem parte das possibilidades de integração, formando sistemas flexíveis de manufatura.

Ferramentas com comprimentos de até 830 mm podem ser inseridas manualmente nos pockets a uma altura ergonomicamente apropriada durante a operação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo