Grob fornece linha de usinagem em turn-key para ambicioso projeto automotivo na Ásia
Os primeiros dois carros projetados pela Pininfarina para a marca vietnamita VinFast serão fabricados na nova planta inaugurada pela VinFast Production and Trading LLC na Zona Industrial de Dinh Vu, na cidade portuária de Hai Phong, no Vietnã, no dia 14 de junho. A unidade fabril com área construída superior a 500 mil metros quadrados dos 33 hectares do complexo todo foi construída para ser orientada à Indústria 4.0 no que se refere à automação e troca de dados. Na primeira fase da operação, a fábrica deverá produzir 250 mil veículos por ano. Na segunda fase, vai dobrar a capacidade de produção, para 500 mil unidades ano, com a velocidade de produção atingindo 38 veículos por hora. Os dois modelos a serem produzidos são o sedã LUX A2.0 e a SUV LUX SA2.0, ambos apresentados no Paris Motor Show em 2018.
Um fornecedor que desempenhou papel chave é a Grob, que em regime de turn-key forneceu uma linha completa de cabeçotes e blocos de cilindro, incluindo a tecnologia de automação, as ferramentas e os dispositivos de fixação mais modernos. Apesar da grande dimensão do projeto, no total, três máquinas modulares especiais e 45 centros de usinagem do tipo G, a Grob garantiu a colocação em funcionamento das duas linhas de usinagem em dezembro de 2018. Além disso, tomando em consideração o projeto turn-key e para assegurar os amplos serviços prestados, a Grob optou por construir uma nova sucursal no Vietnã, que começou a operar em janeiro deste ano.
Este projeto tem uma enorme importância para o Vietnã, uma vez que a VinFast é o primeiro construtor automóvel do país. A imprensa asiática noticia que o Vietnã deseja se tornar um hub regional da indústria automobilística. A VinFast, subsidiária da Vingroup, o maior conglomerado privado do país, espera lançar 12 diferentes modelos de carros, incluindo veículos elétricos.
A presidente da Vinfast, Le Thi Thu Thuy, já declarou à imprensa que o plano é começar atendendo o mercado doméstico vietnamita, mas o objetivo é tornar o país um hub de manufatura automotiva. A pergunta que se faz hoje é se a Vinfast se prepara para concorrer com a indústria automobilística da Tailândia, que é chamada de “Detroit da Ásia”. (Franco Tanio)