Metal Mecânica

Grupo Renault inaugura centro de projetos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná

O Grupo Renault acaba de inaugurar o Renault Design Center LatAm, no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, no Paraná. Localizado próximo às três fábricas do Grupo, este novo centro de design proporcionará ao Grupo Renault uma ferramenta moderna para projetar veículos para os mercados latino-americanos. Também permitirá que os designers locais participem nos projetos criativos globais da Renault, juntamente com os outros 4 centros de design do Grupo em todo o mundo.

 

“O Renault Design Center LatAm apoia a estratégia internacional da Renault. Isso nos permitirá ampliar nossa capacidade de desenvolver novos modelos para a região LatAm, mas também contribuir mais para projetos globais”. Luiz Fernando Pedrucci, vice-presidente sênior da Renault LatAm.

 

“Com este novo local para criar e explorar as últimas tendências, o Renault Design Center LatAm desempenhará um papel importante, mais do que nunca, no design dos futuros veículos nos mercados latino-americanos”, afirma Gilles Vidal, vice-presidente de design da Renault.

 

O Grupo Renault possui um escritório de design em São Paulo desde 2006. Com as novas instalações do Renault Design Center LatAm, os designers passam a contar com uma estrutura de 1.220 m² dedicada à criação, desde a gênese do produto, a fase criativa e conceitual do modelo até à fase de desenho industrial e aptidão para produção em série (esboços de interiores e exteriores, design de cores e materiais, modelação 3D, imagens geradas por computador para apoio a projetos de marketing e comunicação, protótipos físicos) com:

 

The Indoor Showroom Design: sala interativa de avaliação de modelos e protótipos equipada com plataforma giratória de 360º e tela de alta definição de 216 polegadas para apresentações, modelagem e análise de veículos 3D em escala 1:1.

 

The Outdoor Showroom Design: espaço externo de 500 m² com isolamento confidencial, que permite avaliar modelos e protótipos à luz do dia em diferentes ângulos e distâncias, além de auxiliar na escolha de cores e estampas.

 

The Mock-up Workshop: espaço dedicado ao desenvolvimento de protótipos físicos em diferentes escalas para transformar design 2D em design 3D.

 

O Estúdio de Realidade Virtual: para visualização “em tempo real” de propostas criativas em 3D e em alta definição

 

Creative Lounge: um espaço aberto pensado para facilitar a interatividade e o brainstorming entre equipas, com vista à criação de conceitos e ao desenvolvimento de projetos.

 

Designers no Brasil contribuíram para o desenvolvimento do Renault Kardian, que estará à venda em 2024 e marca a chegada da nova identidade visual da Renault ao Brasil. Também trabalharam no Renault Niagara Concept, que prenuncia futuros modelos de produção a serem lançados fora da Europa até 2027.

 

“Essas novas instalações permitem que nossos projetistas realizem o desenvolvimento de veículos de ponta a ponta, utilizando equipamentos de última geração alinhados com os sistemas mais avançados adotados pela Renault em todo o mundo”, diz Daniel Nozaki, diretor de Design do Renault Design Center LatAm. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo