Metal Mecânica

Gühring dispõe de ampla linha de ferramentas para furações profundas

O segmento de óleo e gás (O&G) representa 15% do PIB industrial brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP) estão previstos para até 2031, investimentos na ordem de US$ 180 bilhões. A Gühring Brasil está preparada para atuar neste setor com um amplo portfólio de ferramentas voltadas para empresas que fabricam peças para a indústria de O&G.

É o caso das brocas canhão EB80 XXL e EB100, produzidas em metal duro inteiriço, que são especialmente voltadas para tolerâncias apertadas em furações profundas. Podem ser ligas de Inconel 718, aço inoxidável, Duplex ou Super Duplex usados na confecção de tubos, em cabeças de perfuração de rocha em aço níquel de alta resistência ou bombas de transferência em aço inoxidável.

“Nosso portfólio tem várias soluções para este segmento de O&G, como é o caso da broca intercambiável HT 800 WP, de alto desempenho, em aplicações que exijam diâmetros de furos que variam de 11a 40 mm, com profundidades 5xD, 3xD, 5xD, 7xD e 10xD”, ressalta o engenheiro Neider Oliveira Soares, da Gühring Brasil. Cita também a EB800 que é indicada para furações profundas de até 2.000 mm, sendo que a confiabilidade, a diversidade e a produtividade são pontos relevantes da linha.

Outra solução de ponta para este setor são as fresas da linha RF 100 Speed, que se destacam por sua hélice de 48° e a distribuição desigual da aresta de corte. Outro destaque é a série RF 100 Diver que se consagrou entre clientes que exigem alta flexibilidade. A fresa Diver contempla cinco operações com uma única ferramenta: pode executar funções de furação, rampa, rasgos de chaveta (slots), desbaste e acabamento.

Soares observa que um dos pontos fortes da Gühring é sua área de ferramentas de rosqueamento, representada pela linha PowerTap, que é composta por 26 itens e produzida em aço cobalto, capaz de usinar variados tipos de materiais, como aços em geral, aços inoxidáveis, ferro fundido, alumínio e suas ligas. Já a família de machos de corte Pionex de alto desempenho é voltada, principalmente, para usinagem de aços inox e ligas de difícil usinabilidade.

Sobressai no portfólio da Gühring os alargadores HR 500 de alta performance e geometria revolucionária. A ferramenta vem com as coberturas Nano A, Signum e Carbo, sendo que esta última é para usinagem de alumínio. “A cobertura Signum é voltada para aplicações em ferro fundido e a Nano A para uso geral, principalmente, em aços. Temos também a versão em Cermet, muito comum para aplicações em aços e ferros fundidos GGG”, finaliza o engenheiro. (imagem/divulgação).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo