Metal Mecânica

Haimer compra 25% da WinTool e fortalece área de gerenciamento de ferramentas

O Grupo Haimer adquiriu 25% da WinTool AG e estabeleceu uma parceria estratégica com o Grupo TCM, que concedeu à Haimer os direitos de distribuição global para WinTool e Toolbase. Antes da tomada dessa decisão de participação nesta empresa, WinTool e Toolbase foram introduzidos e e testados em uso contínuo na própria produção, mostrando resultados positivos em tempo recorde. No futuro, a TCM contará com a Haimer como fornecedor estratégico na área de porta-ferramentas, equipamentos de indução térmica, balanceamento e dispositivos de pré-ajuste, em seu negócio principal de gerenciamento de ferramentas.

 

O gerenciamento de ferramentas está se tornando cada vez mais importante em empresas produtivas. A Haimer, um player global e um dos líderes do segmento de fixação e pré-ajuste de ferramentas, oferece soluções inovadoras para sala de ferramentas há anos, nas quais os equipamentos de indução térmica, balanceamento e medição preset da Haimer garantem alta eficiência.

 

Na EMO 2023, a Haimer deu um passo importante, apresentando desde então sua solução completa de sucesso em torno das máquinas para usinagem, que consiste no software WinTool, um sistema independente de gerenciamento de ferramentas, e Toolbase, um sistema de armazenamento de ferramentas automatizado e sistema de gerenciamento e controle. Para realizar isso, a Haimer estabeleceu uma parceria de competência com o Grupo TCM, que inclui a WinTool AG e a Achterberg GmbH, que há muitos anos construíram uma excelente reputação, desenvolvendo e fabricando as soluções WinTool e Toolbase. Agora, a parceria foi estrategicamente ancorada pela participação de 25% na WinTool AG e consolidada por meio de acordos adicionais de distribuição global. Isso permite que a Haimer ofereça e distribua ambas as linhas de produtos para seus parceiros comerciais e clientes em todo o mundo.

 

O CEO da TCM, Markus Temmel, está entusiasmado com o novo parceiro e investidor âncora na WinTool AG e com a colaboração global com a Haimer. “Em 2023, trabalhamos intensamente juntos e conseguimos alcançar sucessos significativos em tempo recorde. O portfólio de produtos da Haimer e do Grupo TCM se complementam perfeitamente, e nossa compreensão compartilhada das necessidades de nossos clientes levará a soluções integradas ainda mais eficazes. Ambos os parceiros representam soluções práticas e de qualidade, alinhadas a longo prazo para o benefício do cliente. Além disso, estamos convencidos de que a linha de produtos da Haimer enriquecerá nossa oferta de serviços no campo do gerenciamento de ferramentas, fortalecendo nossa posição de liderança no mercado. Todos os clientes de gerenciamento de ferramentas da TCM globalmente se beneficiarão disso no futuro. Estamos ansiosos para consolidar a parceria estratégica e damos as boas-vindas calorosas à Haimer como sócia na WinTool.”

 

GERENCIAMENTO DIGITAL – “A parceria estratégica com a TCM e a participação na WinTool se alinham perfeitamente à nossa estratégia: queremos oferecer aos nossos clientes em todo o mundo um conceito global consistente em relação à digitalização e automação do gerenciamento de ferramentas. Isso requer produtos de fácil implementação e soluções de software intuitivas que permitam aos usuários aumentar a produtividade em sua produção. Com nossos novos produtos WinTool e Toolbase, somos capazes de oferecer aos nossos clientes a melhor solução completa no mercado. Em um tempo recorde de apenas quatro meses, implementamos os sistemas em nossa própria produção, que conta com mais de 200 máquinas CNC. Nossas experiências foram positivas, o excelente feedback dos clientes na EMO 2023 e a colaboração confiável com a equipe da TCM nos fortaleceram para dar o próximo passo com WinTool e TCM”, diz A parceria estratégica com a TCM e a participação na WinTool se alinham perfeitamente à nossa estratégia: queremos oferecer aos nossos clientes em todo o mundo um conceito global consistente em relação à digitalização e automação do Gerenciamento de Ferramentas. Isso requer produtos de fácil implementação e soluções de software intuitivas que permitam aos usuários aumentar a produtividade em sua produção. Com nossos novos produtos WinTool e Toolbase, somos capazes de oferecer aos nossos clientes a melhor solução completa no mercado. Em um tempo recorde de apenas quatro meses, implementamos os sistemas em nossa própria produção, que conta com mais de 200 máquinas CNC. Nossas experiências foram positivas, o excelente feedback dos clientes na EMO 2023 e a colaboração confiável com a equipe da TCM nos fortaleceram para dar o próximo passo com WinTool e TCM”, afirma

Andreas Haimer, Presidente do Grupo Haimer.

 

NA PRÓPRIA PRODUÇÃO – A Haimer testa inicialmente novos produtos em suas próprias instalações de produção. “Somos uma empresa de usinagem que produz até 4.000 porta-ferramentas todos os dias em nossa sede em Igenhausen e na fábrica vizinha de Motzenhofen. Também produzimos nossos próprios relógios de medição 3D, equipamentos de indução térmica, balanceamento e medição pre-set. Por isso, também estamos muito interessados em otimizar constantemente a nossa gestão de ferramentas”, explica

Andreas Haimer.

 

A Haimer conseguiu introduzir o software WinTool incluindo o sistema de saída Toolbase com rede totalmente integrada aos equipamentos Haimer em um tempo muito curto. “A fácil implementação destes produtos já é um primeiro fator importante”, explica.Stefan Echle, chefe de Gestão de Produtos da Haimer, que atuou como gerente de projeto e interface entre fornecedores, TI, predefinição de ferramentas e produção durante a introdução. “Em um curto período de tempo, inserimos todas as ferramentas, peças de reposição e itens C que possuímos – pelo menos 10.000 itens – em um banco de dados central do WinTool e também digitalizamos todo o conhecimento da Haimer para cada trabalho. Isso significa que está sempre disponível para nós, independentemente do usuário. Nós também conectamos nosso armário de armazenagem vertical de grande porte com o sistema Toolbase e em adicional gavetas com sistema de travamento/segurança, possibilitando uma rede de fornecimento centralizada para os consumíveis de nossa produção.”

 

O treinamento dos funcionários confirmou que o software é muito prático. “Não há detalhes desnecessários na interface do usuário, ela se concentra no essencial”, confirma Stefan Echle. “Os funcionários de produção e os preparadores de ferramentas podem lidar com isso, sem problemas.

 

RECURSOS DO WINTOOL – Como uma solução de software para gerenciamento de ferramentas e dados, o WinTool permite a coleta e uso de dados de ferramentas, master e como também programas e processos de máquinas CNC. Graças à estrutura modular, o usuário pode “começar aos poucos” com o WinTool, diz Stefan Echle, “inicialmente inserindo apenas suas ferramentas de fresamento e porta-ferramentas. Este é o primeiro passo: coletar e ajuste fino dos dados de cada ferramenta.” Para que isso possa ser feito de maneira fácil e eficiente, o WinTool fornece um banco de dados aberto através do qual os dados existentes podem ser importados de outras biblioteca de dados. Os dados 2D e 3D fornecidos online pelos fabricantes também podem ser facilmente importados para o sistema.

 

Esta primeira ação fornece ao usuário uma visão geral de quais ferramentas e ferramentas gêmeas, estão disponíveis na produção e onde estão localizadas. Numa segunda etapa, ele pode ajustar o estoque inicial e otimizar ainda mais seu estoque de ferramentas com base no consumo determinado ao longo do tempo.

 

“As respectivas vidas úteis da ferramenta também podem ser armazenadas no WinTool, o que é essencial para a maximização da ferramenta na usinagem”, diz.Stefan Echle, acrescentando outro ponto forte do sistema: “Montar ferramentas completas em 3D é muito mais fácil no WinTool do que em um sistema CAM.”  Para a posterior transferência para CAD/CAM, o WinTool oferece 25 interfaces diretas para todos os sistemas comuns – ideal para empresas como a Haimer que utilizam vários sistemas CAD/CAM.

 

Thimo Rotter, gerente de Vendas de Área da WinTool, explica: “O WinTool é a central ideal para todos os dados de ferramentas e através da rede com CAM, ERP, base de ferramentas, dispositivo de medição e outros sistemas de software, o cliente tem acesso a dados consistentes e relevantes a qualquer momento e em qualquer lugar.”

 

É claro que o WinTool pode fazer muito mais e a Haimer expandirá gradualmente seu uso. O software é adequado como biblioteca de recursos, bem como para gerenciamento de dados e processos CNC e ainda como gerenciamento de estoque. O benefício: tempos de programação e configuração otimizados, inventário de ferramentas reduzido, documentação integrada e, em última análise, maior produtividade.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo