HDT e Valley firmam parceria para projetos de energia renovável e irrigação no agronegócio
A HDT, hub de soluções de alto valor para o mercado de tecnologia verde, energia fotovoltaica e energia crítica, comercializadora de equipamentos da Huawei Digital Power – e a Valley AG Solar, empresa de energia sustentável que integra o Grupo Valmont,atuante no mercado de irrigação inteligente, firmaram um acordo de exclusividade para projetos especiais de energia voltados ao agronegócio, com foco em irrigação. A parceria visa oferecer soluções tecnológicas e financeiras aos clientes do setor, incluindo energia solar e baterias para diferentes cenários no modelo de Energia Como Serviço (EaaS – Energy as a Service).
Segundo a HDT e a Valley AG Solar, as soluções resultantes desta parceria podem gerar economia de até 15% nos custos operacionais de grandes fazendas. Além disso, pode reduzir o consumo de óleo diesel, utilizado para manter todo o maquinário em pleno funcionamento, especialmente nos pivôs de irrigação, de 50% a 80%.
Bruno Hanna, diretor de Operações da Valley AG Solar, destaca que muitos clientes operam geradores a diesel como única opção, enfrentando os desafios da logística e do alto custo do combustível. “Com essa solução tecnológica, podemos oferecer energia sustentável para que os clientes resolvam seus problemas energéticos e foquem na expansão dos seus negócios, sem se preocupar com o investimento”, afirma.
Nelson Stanisci, diretor da Unidade de Negócios de Projetos Especiais da HDT, considera a parceria estratégica e revolucionária para o agronegócio. “A infraestrutura elétrica não acompanhou o crescimento do agronegócio, deixando muitos produtores com acesso limitado ou sem acesso à rede. Com o portfólio de soluções e equipamentos da Huawei, comercializados pela HDT, podemos solucionar quaisquer problemas energéticos, trazendo confiabilidade, sustentabilidade e redução de custos”, comenta.
Já Rômulo Horta, diretor de Novos Negócios da Huawei, ressalta como essa parceria reforça o compromisso da empresa com o Brasil. “Estamos há 26 anos no país e, só no mercado de digital power, já temos cerca de 25% do market share na América Latina. No Brasil, somos uma das empresas com a melhor bancabilidade e a única com fornecimento de garantia total. Ser o pilar tecnológico dessa parceria entre HDT e Valley AG Solar, dois grandes players em seus segmentos, dá aos clientes do agronegócio a certeza de que seus projetos de eficiência energética serão ambiental e economicamente sustentáveis”, afirma o porta-voz.
CONSUMO DE ENERGIA – O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, representando cerca de 27,4% do PIB nacional. Além disso, o setor responde por cerca de 5% do consumo total de energia no país, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O parque de pivôs de irrigação no Brasil é um dos maiores consumidores de energia, o que torna a gestão energética no agronegócio um tema fundamental.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil conta com mais de 30 mil pivôs centrais, cobrindo uma área de 1,92 milhão de hectares. O mapeamento mais recente da ANA, divulgado em novembro de 2023, mostra que a agricultura irrigada viabiliza mais safras, que tendem a ocorrer no período chuvoso e na transição para o período seco, aumentando a segurança hídrica da produção agrícola.