Hexagon lança o robô o humanoide Aeon desenvolvido para a indústria

A Hexagon lança um robô humanoide, o Aeon, por maio da já anunciada divisão de Robótica da Hexagon. O robô foi projetado para atender às necessidades reais dos clientes e enfrentar a escassez de mão de obra. Combina o conjunto de sensores da Hexagon com locomoção avançada, controle de missão baseado em IA e inteligência espacial para oferecer agilidade, versatilidade e percepção excepcionais. Essa combinação permite que o Aeon atenda a uma ampla gama de aplicações industriais, desde manipulação e inspeção de ativos até captura da realidade e suporte ao operador. O robô ajudará a melhorar a segurança e impulsionar a autonomia em setores como automotivo, aeroespacial, transporte, manufatura, armazenagem e logística.
“O legado da Hexagon em tecnologias de medição de precisão e sensores sempre foi voltado para viabilizar a autonomia de última geração. Nos últimos 10 anos, temos trabalhado em inovação robótica em todas as nossas divisões”, disse Ola Rollén, presidente do conselho da Hexagon. “A Hexagon é uma das empresas mais bem posicionadas do mundo para liderar e moldar o campo da robótica humanoide. O Aeon representa um humanoide industrial personalizado de última geração. É um avanço significativo em nosso objetivo de ajudar os clientes a promover um crescimento sustentável diante de mudanças demográficas estruturais. Tenho orgulho de ver o Aeon ganhando vida.”
Os recursos do Aeon incluem:
Agilidade: combinando destreza e locomoção, o Aeon pode se movimentar rapidamente enquanto executa tarefas que exigem alta precisão, graças às tecnologias proprietárias de medição de precisão da Hexagon.
Consciência: reunindo inteligência espacial e raciocínio, o Aeon integra dados de sensores multimodais para compreender o ambiente e otimizar a missão de acordo com a tarefa em questão.
Versatilidade: o Aeon foi desenvolvido para executar uma ampla variedade de tarefas, desde a coleta de objetos específicos e a digitalização de componentes industriais para inspeção até a criação de gêmeos digitais por meio de captura da realidade digital e teleoperação, tudo isso utilizando uma abordagem de treinamento de ponta a ponta.
Autonomia energética: com um mecanismo exclusivo de troca de baterias, o Aeon não precisa recarregar para continuar operando.
“Com o Aeon, estamos desenvolvendo a IA física para enfrentar desafios operacionais reais, unindo tecnologia de ponta às necessidades práticas do setor. Já estabelecemos contato com muitos líderes do setor e, nos próximos seis meses, implantaremos o Aeon em ambientes de produção antes de expandir nossa implementação comercial”, disse Arnaud Robert, presidente da divisão de Robótica da Hexagon.
A divisão de Robótica da Hexagon está fazendo parceria com a Schaeffler e a Pilatus para testar o Aeon em casos de uso como manipulação, atendimento de máquinas, inspeção de peças e captura da realidade.
“Alinhados à nossa longa história de inovação e sempre em busca da excelência, temos o prazer de colaborar com a divisão de Robótica da Hexagon para explorar soluções humanoides em nossas fábricas”, disse Roman Emmenegger, vice-presidente de Manufatura da Pilatus. “Diante dos desafios atuais da indústria manufatureira na Suíça, acreditamos que a Aeon se tornará uma solução importante para manter nossa competitividade em mercados globais cada vez mais difíceis. Sua locomoção exclusiva, sensores e inteligência integrada proporcionam agilidade e versatilidade, abrindo uma infinidade de oportunidades para promover a automação e a digitalização em nossas operações diárias.”
“Usando tecnologias inovadoras como robôs humanoides, a Schaeffler está trilhando o caminho para se tornar referência em tecnologia de movimento. Estamos animados em experimentar as soluções da Hexagon Robotics em vários contextos dentro das nossas fábricas e em dividir nosso conhecimento de décadas em produção e integração vertical”, disse Sebastian Jonas, vice-presidente sênior de Tecnologia de Produção Avançada da Schaeffler.
A divisão de Robótica da Hexagon estabeleceu parcerias com líderes em tecnologia, NVIDIA, Microsoft e maxon, para levar o Aeon ao mercado. A solução é impulsionada por computação acelerada da NVIDIA, integrando as plataformas NVIDIA Omniverse e NVIDIA Jetson. Com o suporte da Microsoft Azure, o Aeon conta com uma base escalável para desenvolvimento e treinamento sob demanda de suas capacidades. Já os atuadores de nova geração da maxon são responsáveis pela locomoção única e eficiente do AEON em diversos tipos de ambiente. (foto/divulgação)