Eletrônica e Informática

Huawei e parceiros testam com sucesso nova solução de detecção de incêndios florestais

A Huawei e os parceiros National e Kapodistrian University of Athens (NKUA) e a startup Probotek testaram com sucesso um sistema de prevenção de incêndios florestais na Grécia.

 

Os parceiros testaram o sistema de detecção em tempo real usando uma simulação de fumaça e fogo. A solução, desenvolvida no âmbito da iniciativa Tech4all da Huawei, permitirá que os serviços de emergência respondam a potenciais incêndios florestais dentro de 15 minutos, o prazo dentro do qual os riscos de incêndio podem ser melhor controlados.

 

“Nos últimos 20 anos, a Huawei introduziu tecnologias de ponta na Grécia, acreditando no poder da inovação para proteger o meio ambiente, preservar a biodiversidade e garantir a segurança dos cidadãos e de suas propriedades”, diz Ren Fujun, CEO da Região do Sudeste Europeu da Huawei.

 

Com verões quentes, secos e cheios de vento, o continente grego e suas ilhas são altamente suscetíveis a surtos de incêndios florestais em grande escala. Dado o impacto das alterações climáticas, os focos de incêndio na Grécia estão aumentando em número e frequência todos os anos, causando um impacto potencialmente permanente nos ecossistemas naturais e aumentando o risco de vítimas humanas e danos materiais.

 

Conduzido pela NKUA e Probotek, o teste de simulação de fumaça e fogo ocorreu nas instalações da NKUA em uma área florestal de Atenas. Conectados pelas tecnologias de rede da Huawei, os sensores na floresta levaram o centro de comando a implantar um drone automatizado no local de teste.

 

Com base em imagens de vídeo transmitidas pelo drone, juntamente com dados meteorológicos e geomorfológicos, a análise de IA foi capaz de identificar eventos de incêndio e fumaça em tempo real e prever: o caminho do fogo e a área que cobriria; o tempo que levaria para chegar às áreas habitadas; quais áreas estariam em risco de incêndios e exigiriam evacuação.

 

O sistema de resposta a emergências compreende um centro de comando baseado em IA conectado em rede a drones com conexão 5G e sensores que detectam partículas no ar, CO2, temperatura, direção e velocidade do vento.

 

A primeira fase da solução, que foi introduzida em 2022 em Syggrou Estate, perto de Atenas, usou drones e IA para detectar incêndios. A nova solução amplia a funcionalidade do sistema para fornecer análise de propagação de incêndio, planejamento de evacuação e planejamento de rotas para caminhões de bombeiros e ambulâncias. Ele também pode estimar quantas pessoas na área serão afetadas pelo incêndio e enviar notificações personalizadas por meio de um aplicativo para os telefones dos moradores, sugerindo rotas de evacuação com base nos planos de proteção civil do município.

 

A solução como um todo permitirá protocolos de evacuação de resposta rápida que salvarão vidas e mitigarão os extensos danos à terra e à propriedade que os incêndios florestais normalmente causam. (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo