Eletrônica e Informática

Icape Group apresenta os diferentes tipos de PCIs flexíveis e as vantagens que oferecem

Conforme os dispositivos eletroeletrônicos ficam menores, mais leves e mais adaptáveis ​​a diversas aplicações, a tradicional placa de circuito impresso rígida (PCI) evoluiu para sua contraparte flexível, abrindo um novo leque de possibilidades. De acordo com o Icape Group, há inúmeras vantagens e inovações que as  PCIs de tecnologia flexível apresentam.

 

As PCIs flexíveis oferecem soluções para muitos desafios na indústria eletrônica e apresentam uma infinidade de novas possibilidades. Com a tendência de os dispositivos eletrônicos se tornarem cada vez mais compactos e as considerações de design ganhando importância, a capacidade de curvar, torcer e dobrar tornam as PCIs flexíveis adequadas para aplicações onde uma PCI rígida tradicional seria impraticável ou impossível de usar

 

De acordo com o Icape Group, uma PCI flexível é um tipo de placa de circuito impresso projetado para ser altamente adaptável e capaz de flexionar em um determinado raio de curvatura, sem comprometer sua conectividade elétrica. Ao contrário das PCIs rígidas tradicionais, que normalmente são feitas de camadas de fibra de vidro ou outros materiais rígidos, as PCIs flexíveis são construídas usando substratos flexíveis como poliimida ou poliéster (PEN ou PET), nos quais os circuitos flexíveis são impressos. Esses substratos são combinados com finas camadas de traços de cobre e materiais isolantes, criando um circuito flexível que pode se adaptar a vários formatos e caber em espaços apertados.

 

PRODUÇÃO – Existem diferentes métodos para tornar uma PCI flexível, existindo 3 tipos diferentes de PCI flexível: Semi-Flex, Flex e Rigid-Flex, cujos usos dependem do projeto e da aplicação do produto final. Todos esses produtos são feitos para serem dobrados.

 

A principal característica das PCIs flexíveis é sua capacidade de ser integradas em dispositivos com geometrias complexas, espaços apertados ou onde o estresse mecânico ou os movimentos são uma preocupação. Eles são comumente usados ​​em setores como eletrônicos de consumo, dispositivos médicos, aeroespacial, automotivo e muito mais. As vantagens das tecnologias flexíveis não estão apenas relacionadas com considerações de projeto, mas também abrangem a confiabilidade. Uma PCI Flex atua como um fio entre duas PCIs, sem a necessidade de componentes externos, conectores e processos de soldagem. Isso a torna mais confiável. Mesmo que o custo do material e do processo sejam superiores a de duas PCIs rígidas, os custos de fabricação, o peso e o tamanho do produto final tornam esta tecnologia econômica.

 

A PCI Semi Flex é a solução mais econômica. A PCI é feita com material rígido tipo FR4 com alguma parte com espessura mais fina próxima a 0,2mm que pode ser dobrada moderadamente por uma dobra suave e apenas 1 vez na montagem da PCI em seu dispositivo final para trabalhar. Apenas 1 e 2 camadas estão disponíveis para a área de dobra.

 

A PCI Flex pode ser usada para aplicações de flexão estática ou dinâmica. Geralmente é a solução mais fina, se necessária, para miniaturização da PCI. Opcionalmente, é possível adicionar alguns reforços na área dedicada para obter peças mais resistentes e capazes de soldar componentes. É possível obter mais de 2 camadas na área dobrada. Apenas 1 e 2 camadas estão disponíveis para a área de dobra.

 

A PCI Rigid Flex é uma mistura de PCI rígida convencional com flexível adicionado. É capaz de fazer conexões entre outras PCIs rígidas. A parte flexível pode ter 1 ou mais camadas. Pode ser usada para aplicações de flexão estática ou dinâmica. Mesmo sendo a solução mais cara, suas vantagens são diminuir o peso, oferecer a melhor conexão confiável sem conectores e resistir a ambientes agressivos como vibração ou aceleração.

 

VANTAGENS – A redução de peso é uma das principais vantagens das PCIs flexíveis. Seu perfil leve e fino reduz significativamente o peso total dos dispositivos eletrônicos, o que é especialmente benéfico em aplicações sensíveis ao peso.

 

A durabilidade é também outro diferencial. As PCIs flexíveis são projetadas para suportar flexionar, dobrar e suportar tensões mecânicas sem danos, garantindo uma vida útil mais longa do produto.

 

Também oferecem mais liberdade de projeto. A flexibilidade dessas PCIs permite projetos 3D complexos, otimizando o posicionamento dos componentes e o desempenho geral do sistema.

 

Além disso, proporcionam integração mais fácil. As PCIs flexíveis são versáteis e podem ser facilmente integradas a vários dispositivos, principalmente para obter soluções que economizam espaço.

 

A confiabilidade também é aprimorada. Com menos juntas soldadas e interconexões, elas oferecem maior confiabilidade e reduzem os custos de manutenção ou substituição ao longo do tempo.

 

Os custos também ganham mais eficiência. Em alguns casos, o uso de PCIs flexíveis pode resultar em economia de custos devido à simplificação dos processos de produção e redução dos custos de material. (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo