Metal Mecânica

Impressão 3D ajuda produzir ferramentas de corte mais leves e com custos mais baixos

 

 

 

 

A Markforged, uma das principais fornecedoras de impressoras 3D de metal e de fibra de carbono, anunciou que a Guhring UK introduziu solução de manufatura aditiva em sua linha de produção de ferramentas de corte customizadas. Utilizando a impressora Metal X 3D, da Markforged, a Guhring UK criou e passou a produzir uma fresa em aço ferramenta H13 com uma estrutura repetitiva única (infill) de projeto singular para aumentar a eficiência da ferramenta. A nova ferramenta tem redução de peso de 60% e custo 75% menor.

 

“A Guhring UK está fazendo uma coisa realmente memorável – eles estão usando a adição para melhorar processos subtrativos”, afirma Michael Papish, vice-presidente de Marketing da Markforged. Ele acrescenta que pela primeira vez uma companhia de ferramentas de corte especializadas procura uma empresa da área de impressão 3D no estágio inicial de desenvolvimento. “E, em vez de substituir sua ferramenta tradicional, a Guhring utilizou nossa tecnologia aditiva para otimizar o peso e a geometria interior da peça, criando assim ferramentas mais eficientes de forma mais rápida e econômica”, complementa.

 

A Guhring UK, localizada em Birmingham, é uma subsidiária da fabricante de ferramentas de corte Guhring Group. A companhia é especializada em fornecer ferramentas de corte sob encomenda em metal duro e em diamante policristalino (PCD), e tem entre seus clientes empresas líderes em seus segmentos, como BMW, Jaguar Land Rover, Airbus, e BAE Systems.

 

Atualmente, a Guhring UK fornece amplo leque de corpos de ferramentas de corte de grau de produção impressos em 3D, para fresamento e aplicações especiais, que são utilizadas diariamente por seus clientes. Os projetistas da Guhring UK ficaram impressionados com os resultados.

 

“Em cinco dias, tínhamos imprimido e sinterizado uma fresa totalmente funcional”, afirma Alan Pearce, supervisor de Produção PCD da Guhring UK. “Utilizando as impressoras 3D da Markforged 3D e simplesmente agilizamos tudo.”

 

A ferramenta impressa em 3D é 60% mais leve que sua predecessora tradicional, o que permite troca de ferramentas mais rápidas e redução dos tempos de ciclo. E, com economia de 75% nos custos, essa aplicação possibilita à companhia produzir ferramentas mais versáteis e leves para seus clientes com preço muito menor.

 

“A Metal X elimina as tradicionais restrições de projeto da manufatura tradicional de ferramentas de corte e proporciona o melhor que a tecnologia aditiva pode oferecer. A capacidade de reduzir o peso de uma peça, assim como introduzir funcionalidades completamente novas, garante que a Guhring UK permanecerá na vanguarda do desenvolvimento de ferramentas”, diz Papish.

 

A equipe da Guhring UK iniciou sua jornada com a manufatura aditiva usando uma impressora 3D de fibra de carbono da Markforged, para produzir amostras customizadas de peças e peças de reposição para sua fábrica. Ao integrar a plataforma de impressão industrial da Markforged em sua produção, a dinâmica de trabalho mudou completamente – e deu mais velocidade – aos processos de manufatura. As ferramentas de metal impressas em 3D hoje dão aos seus clientes uma ideia melhor de como as ferramentas serão e como será o desempenho. (texto: Franco Tanio/foto: Markforged – divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo