Eletrônica e Informática

Impressora 3D J850 da Stratasys abre espaço para mais materiais e designs

Em mais um lançamento que amplia as fronteiras do realismo na impressão 3D, a Stratasys acaba de lançar uma nova geração da solução PolyJet multimaterial e full-color: a impressora 3D J850.

A J850 aumenta a velocidade e a produtividade de designers e engenheiros com sua maior capacidade de materiais e impressão mais veloz, mantendo a reputação de máquinas da série J, conhecidas pela qualidade da impressão e um menor tempo de lançamento ao mercado. Comparada à modelagem tradicional, a J850 pode diminuir o período geral de produção em até 50%, com um custo significativamente menor.

Desenvolvida para designers, a J850 oferece configurações avançadas e pode produzir modelos-conceito duas vezes mais rápido do que as suas antecessoras da série J. Esse novo modo superveloz garante mais tempo aos profissionais para o refinamento de peças, ao imprimir modelos no dobro da velocidade.

Além disso, o lançamento da Stratasys é capaz de imprimir objetos maiores e usar sete materiais diferentes, proporcionando aos engenheiros e designers a possibilidade de obter um produto final colorido, com transparência e flexível.

Juntamente com o novo modelo de impressora, a Stratasys também está lançando dois materiais PolyJet. O novo VeroUltraClear oferece maior claridade e modelos com detalhes finos, com aparência semelhante ao vidro. O VeroUltraClear ajuda os designers a visualizar características internas e a criar modelos que possibilitam a verificação do design de peças claras. Já o DraftGrey é um material de baixo custo, ideal para iterações rápidas e baratas no início do projeto.

“A tecnologia PolyJet da Stratasys dá infinitas possibilidades aos designers. Com essa solução, não há necessidade de adicionar ou trocar tecnologias durante o processo de design”, explica Alex Padwa, fundador da Padwa Design, um estúdio de design industrial que elabora soluções para bens de consumo, alta tecnologia e para a casa. “Podemos alcançar imediatamente o design exato que temos em mente e trazê-lo para a realidade de forma instantânea. A J850 é verdadeiramente desenvolvida para designers”, sublinha.

“A nova J850 foi desenvolvida para atender às necessidades de todo o processo de design em indústrias de bens de consumo, de eletrônicos, automotiva e no setor educacional”, afirma, por seu turno, Shamir Shoham, vice-presidente da Unidade de Negócios PolyJet na Stratasys. “Tipicamente, esse processo inclui dois fluxos separados: avaliação do formato geométrico com um modelo unicolor e consideração da cor e textura na tela. A J850 une esses dois processos em um modelo full-color e multimaterial para que as melhores decisões de design sejam tomadas e, além disso, em menos tempo”.

A impressora J850 também traz cores Pantone Validated, oferecendo linguagem universal de cores que possibilitam decisões confiáveis e realistas em cada estágio do processo de design. Totalmente suportada pelo software GrabCAD Print, a J850 pode imprimir em 3D diretamente do formato CAD preferencial do usuário, economizando tempo e evitando toda a complexidade associada à conversão de arquivos STL.

A Stratasys oferecerá aos atuais clientes da J750 um meio de atualização local direta para o novo modelo J850.

A Stratasys é uma das líderes globais em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM e PolyJet. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação.

Há 30 anos os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo