Eletrônica e Informática

Índice de Confiança do Empresário do setor eletroeletrônico recua em fevereiro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do Setor Eletroeletrônico em fevereiro, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, registrou 59,3 pontos, 2 pontos abaixo do verificado no mês imediatamente anterior (61,3). Essa foi a segunda queda consecutiva observada neste início de ano. O Icei do setor apontado em fevereiro de 2021 também ficou abaixo do verificado em fevereiro do ano passado, que estava em 62,3 pontos.

Apesar da retração, o Icei permaneceu acima da linha divisória dos 50 pontos, demonstrando confiança do empresário industrial do setor. É que, apesar das incertezas quanto ao curso da pandemia, existem expectativas favoráveis devido ao início da aplicação da vacina.

O Icei varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.

A queda do Icei do setor no mês de fevereiro de 2021 foi influenciada pela redução da confiança do empresário da área elétrica, que caiu 4,1 pontos, passando de 64,3 para 60,2 pontos. Na área eletrônica, o índice de confiança subiu de 58 para 58,4 pontos.

Destaca-se que tanto o Icei da área elétrica quanto da área eletrônica permanecem acima dos 50 pontos há sete meses, indicando confiança do empresário.

O Icei é composto pelo índice de condições atuais e pelo índice de expectativas. No mês de fevereiro de 2021, o Icei caiu devido à retração do índice de condições atuais, que diminuiu em 6 pontos, passando de 58 para 52 pontos. Por outro lado, o índice de expectativas aumentou 0,5 pontos, passando de 62,7 para 63,2 pontos.

Mesmo com esse comportamento, tanto o índice de condições atuais quanto o de expectativas permanecem acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários continuam confiantes.

 

INDÚSTRIA GERAL – Em fevereiro de 2021, o Icei da indústria geral recuou 1,4 pontos em relação a janeiro de 2021, atingindo 59,5 pontos. Assim como aconteceu com o setor eletroeletrônico, a queda do índice de confiança do empresário da indústria geral foi influenciada em maior parte pela retração das condições atuais (de 56,7 para 53,2). O recuo no índice expectativas foi mais ameno, passando de 63,0 para 62,6 pontos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo