Eletrônica e Informática

Indústria de luminárias LED deverá investir na produção no Polo Industrial de Manaus

A publicação da Portaria Interministerial nº 4, de 30 de janeiro de 2020, que estabelece o Processo Produtivo Básico (PPB) de Luminária LED, no Diário Oficial da União de 3 de fevereiro, atende a antigo anseio da classe empresarial da região, Zona Franca de Manaus (ZFM). Com a publicação da portaria, um novo segmento industrial pode ser formado na região, podendo gerar futuramente milhares de empregos diretos e indiretos e mais de R$ 50 milhões em investimentos nacionais e internacionais no Polo Industrial de Manaus (PIM).

 

O PPB de Luminária LED estava há mais de doze anos sem solução no âmbito do GT-PPB – Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos (GT-PPB). O seu andamento foi possível graças ao restabelecimento do Grupo Decisório (GD) do GT-PPB, instância composta pelo superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, e por secretários dos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e encarregada de fazer a discussão definitiva das propostas ainda sem consenso. O Grupo Decisório estava inativo há aproximadamente 20 anos e teve seu funcionamento reativado em julho de 2019 como parte das medidas anunciadas pelo governo federal de desburocratização e agilização de processos de interesse da ZFM.

 

As luminárias LED têm aplicações diversas no mercado, sendo uma das principais a iluminação pública, que tem apresentado demanda em expansão devido às recentes políticas públicas direcionadas à redução do consumo de energia elétrica. “É um novo segmento a se instalar na ZFM que utiliza tecnologia de última geração, contribui com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, amplia a geração de emprego e renda na região”, comentou o superintendente Alfredo Menezes.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados