Inpe inaugura supercomputador Jaci que ajudará no enfrentamento a desafios climáticos
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inauguraram, no dia 11 de dezembro, o supercomputador Jaci, novo sistema de alto desempenho que representa um avanço estratégico para a ciência brasileira. A cerimônia ocorreu na unidade do Inpe em Cachoeira Paulista (SP) e contou com a presença da ministra Luciana Santos e do diretor da instituição, Antônio Miguel Vieira Monteiro.
Batizado por votação popular, Jaci inaugura um novo ciclo de supercomputação científica no Brasil. O sistema substituirá o supercomputador Tupã e ampliará significativamente a capacidade nacional de produzir previsões meteorológicas mais rápidas e detalhadas, aperfeiçoar a modelagem climática e fortalecer o monitoramento ambiental, incluindo o apoio a alertas de desastres naturais.
Para a ministra Luciana Santos, a chegada do Jaci reforça o papel estratégico do Inpe na produção de conhecimento científico essencial para o País. “Estamos falando do sistema de previsão do tempo e clima mais avançado já instalado no Brasil, fruto de um investimento de R$ 30 milhões do MCTI via Finep- Financiadora de Estudos e Projetos que abre caminho para a modernização completa do centro de dados do instituto, um projeto de cerca de R$ 200 milhões que incluirá novos supercomputadores, infraestrutura elétrica renovada, refrigeração eficiente e uma usina fotovoltaica. É ciência de ponta, soberania tecnológica e capacidade real de salvar vidas”, afirmou.
O supercomputador é o primeiro grande marco do Projeto Risc (Renovação da Infraestrutura de Supercomputação), que modernizará até 2028 o Centro de Dados Científicos da instituição. A iniciativa prevê a instalação de novos sistemas de processamento, a expansão da infraestrutura elétrica e a implementação de uma usina fotovoltaica, garantindo eficiência energética e sustentabilidade ao parque computacional.
Durante a cerimônia, o diretor do Inpe, Antônio Miguel Vieira Monteiro, destacou que a inauguração do supercomputador Jaci marca um avanço institucional construído de forma coletiva ao longo das últimas décadas. Ele ressaltou que o projeto reforça a missão do instituto como parte estratégica do estado brasileiro alinhada à nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“O Jaci simboliza uma jornada coletiva que reafirma o papel do Inpe na produção de ciência estratégica para o País. Quando colocamos o instituto e sua missão no centro das decisões, somos insuperáveis. Este novo ciclo, apoiado pelo MCTI, fortalece nossa soberania científica e nos prepara para enfrentar desafios ainda maiores”, afirmou Monteiro.
Com maior capacidade de processamento, o Jaci permitirá a operação plena do Monan, novo modelo brasileiro de previsão climática e oceânica, projetado para representar com maior precisão as condições ambientais da América do Sul – um salto fundamental para estudos de clima, impactos ambientais, agricultura, defesa civil e planejamento territorial.
NOVO DIRETOR DO INPE- Durante o evento, o tecnologista sênior Antônio Miguel Vieira Monteiro assumiu oficialmente a direção do Inpe. Funcionário de carreira, com trajetória reconhecida nas áreas de sistemas socioambientais, computação aplicada e observação da Terra, Monteiro foi selecionado após processo conduzido pela Comissão de Busca do MCTI. O titular ressaltou que o novo ciclo de gestão busca reposicionar o instituto no lugar de destaque que sempre ocupou.
“Nosso compromisso é recuperar o protagonismo histórico do Inpe e de unidades essenciais como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Essa reconstrução institucional é fundamental para que sigamos como referência em clima, meteorologia e monitoramento ambiental”, afirmou Monteiro.

