Metal Mecânica

Insertos metálicos da Böllhoff proporcionam mais resistência a produtos plásticos industriais roscados

A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, oferece ao mercado uma linha de insertos metálicos (compostos de latão, alumínio ou aço) chamada Amtec (After Moulding Technology), que elevam a segurança e resistência de fixação de produtos roscados em componentes de materiais plásticos pós-moldagem.

 

O CEO da Böllhoff no Brasil, Flávio Silva, comenta sobre a necessidade de roscas de alta resistência em inúmeras aplicações no mercado de plásticos. “Há no mercado parafusos autoatarraxantes que são aplicados diretamente nos materiais plásticos, por exemplo, mas nem sempre atendem aos requisitos técnicos de projetos complexos, principalmente tratando-se de componentes que devem ser desmontados e montados repetidamente durante sua vida útil. O que fazemos é considerar o inserto metálico desde a concepção do projeto, prevendo-o no design do molde de injeção, seguido da aplicação do inserto após a moldagem. Dessa forma, otimizamos custos e asseguramos o resultado superior esperado para fixação do componente, em qualquer tipo de material plástico”, comenta.

 

Segundo a Böllhoff , os possíveis tipos de montagem dos insertos metálicos, para fixação em produtos plásticos, incluem:

 

–  Solda por elemento térmico (HEW): método de montagem de insertos roscados metálicos em peças termoplásticas moldadas. Em uma única etapa, o calor é transferido através do inserto metálico para o plástico, criando uma fixação resistente.

 

–  Solda por resistência eletromagnética ERW (Electromagnetic Resistance Welding): método que une peças metálicas e componentes termoplásticos.

 

–  Solda por ultrassom (USW): voltado para união de componentes termoplásticos, o processo faz a absorção de vibrações, de forma que o material plástico seja derretido em um curto espaço de tempo. A energia é gerada a partir da alternância de voltagem no gerador de ultrassons.

 

–  Ancoragem de expansão: aqui o inserto metálico roscado é inserido no furo de montagem e posteriormente expandido, o que garante a fixação.

 

–  Insertos automoldantes: neste método o inserto roscado é aparafusado com um fuso rotativo.

 

“Oferecemos máquinas de instalação térmica, bem como ferramentas de instalação manual e semi-automática. Para cada uma das opções de montagem, há designs de insertos metálicos específicos – respeitando a geometria e características do projeto”, destaca Flávio Silva. “Contamos com uma equipe de engenharia capacitada, que considera todas as especificidades técnicas e custos viáveis para cada tipo de aplicação e montagem de rosqueamento em produtos plásticos, resultando em maior produtividade, resistência e economia para nossos clientes”, completa.

 

A Böllhoff tem as certificações necessárias para atendimento do mercado nacional. Em aeroespacial, a Böllhoff possui certificação AS/EN 91000, o que a torna um parceiro altamente confiável para as empresas que atuam nesse setor. Adicionalmente para o automotivo possui a IATF, que é uma certificação que assegura a qualidade ao setor automotivo.

 

MERCADO – De acordo com a Grand View Research, o mercado global de plásticos automotivos foi avaliado em US$ 29,50 bilhões em 2022, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,2% de 2023 a 2030. O levantamento aponta ainda que globalmente, a recuperação do setor automotivo, recursos aprimorados de design e foco crescente na redução do peso de veículos, além do controle de emissões estão entre os principais fatores que impulsionam a expansão do mercado de plásticos automotivos. Os plásticos são amplamente utilizados em componentes e peças automotivas devido à facilidade de fabricação, possível fonte de matérias-primas renováveis e projetos aprimorados.

 

Além deste, os setores aeroespacial, de produtos eletroeletrônicos e de bens de consumo também usufruem dos benefícios da aplicação de insertos metálicos para fixação em produtos plásticos.  (foto/divulgação).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo