Eletrônica e Informática

Intelbras inaugura filial com usina fotovoltaica instalada no teto

A Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas, inaugura sua nova filial em São José (SC), cidade onde também fica a sede da empresa. A principal marca dessa obra é a sua usina fotovoltaica instalada no teto do pavilhão, com uma geração elétrica estimada para 1.739 MW/h para este ano.

 

A nova fábrica possui 46 mil m², o dobro da área da matriz, e conta com 8.238 m² de cobertura de filtros e painéis solares instalados, tornando-se, segundo órgãos como Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a maior usina fotovoltaica em telhado do sul do país. Esse perímetro permitirá reuso de parte do consumo elétrico de todo o local.

 

A estrutura tem capacidade para abastecer, por exemplo, aproximadamente 725 casas populares com um consumo médio de 200 kW/h/mês por residência, o que dá uma estimativa de cerca de 923 toneladas de CO2 extirpados da atmosfera, deixando assim mais de 6,5 mil árvores livres para processar o gás carbônico de outras produções industriais, contribuindo para a melhora das condições ambientais da região metropolitana de Florianópolis e a preservação de animais e plantas.

 

 

Para o gerente da Unidade de Energia da Intelbras, Márcio Osli, as novas instalações são um divisor de águas para o crescimento consciente da empresa: “Somos uma empresa inovadora que atende a seus clientes, parceiros e consumidores com facilidades em tecnologia de última geração e ao alcance de todos. Por isso temos buscado investir em novos negócios, sendo um deles a energia solar e suas tecnicidades. Hoje já conseguimos suprir demandas de soluções de baixa à alta complexidade, produzindo soluções fotovoltaicas de altíssima qualidade. Agora, aplicamos isso tudo dentro de nossa própria casa”, afirma o executivo.

 

Além de uma produção energética exitosa, todos os equipamentos fotovoltaicos utilizados no processo são da marca Intelbras. O telhado possui potência de 1,35 MWp, 4.119 módulos de 330W em modelo EMS 330P, 20 inversores EGT 60000 MAX e três inversores EGT 15000 MAX.

 

“A usina fotovoltaica possui três inversores de 15Kw e 20 inversores de 60Kw do modelo EGT, todos com a marca Intelbras. Os de 60Kw têm 6MPPts são independentes, o que facilita toda a redistribuição da energia gerada, ocasionando uma alta eficiência e performance constante de toda a planta”, conta Adilson Brunel, engenheiro da Intelbras responsável pela aplicação da obra.

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo