Eletrônica e Informática

IPT sediará centro de engenharia do Google

O Google vai instalar um novo centro de engenharia da empresa na capital paulista, conforme acordo assinado com o governo do estado. A unidade será instalada em um dos prédios do campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Com previsão para início de obras no segundo semestre de 2024, a expectativa é que o novo centro de engenharia esteja pronto para receber profissionais do projeto a partir de 2026.

 

Uma das frentes de trabalho do novo projeto será o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial e relacionadas à segurança e privacidade no ambiente online. O espaço no IPT será multidisciplinar e vai atuar em estreita colaboração com o centro de engenharia de Belo Horizonte, primeiro escritório do Google na América Latina.

 

O projeto será sediado no prédio 1, um dos principais do complexo do IPT, respeitando a arquitetura original de 1940 e criando espaços integrados com a comunidade. O espaço de 7 mil m² será revitalizado preservando as características externas, como a fachada, e também o próprio nome do Edifício Adriano Marchini. Além de renovar as estruturas internas já existentes, pensadas a partir de um design universal acessível, o centro terá espaços para eventos, treinamentos e um auditório.

 

“O programa IPT Open abre o campus IPT para instituições instalarem centros de inovação envolvendo startups, empresas públicas e privadas, universidades, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente”, explica Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT. “É dentro deste ecossistema que o Google chega para instalação do seu centro, trazendo a visão de criar um futuro mais inteligente no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas. A presença contribui para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e oportunidades futuras em nossa sociedade.”

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo