Isolante de condutores elétricos Vestamid LX9050 OR é indicado para veículos elétricos
A Evonik apresenta o composto de poliamida 12 para o isolamento de condutores elétricos Vestamid LX9050 OR. Com o uso de retardantes de chamas não halogenados, de acordo com a norma IEC 60754, atende aos requisitos para a classificação V-0 de sua flamabilidade segundo a norma UL94. Barramentos isolados com o novo material de cor laranja RAL 2003 podem ser usados em temperaturas operacionais de até 125°C.
No futuro, os barramentos de cobre ou alumínio das baterias de alta voltagem de veículos elétricos ou parcialmente elétricos exigirão uma proteção ainda maior contra panes elétricas para até 1000 V e acima e o risco de incêndio associado. De acordo com as exigências da indústria automotiva, a empresa desenvolveu o novo composto de poliamida com aditivos não halogenados de proteção contra incêndios, a fim de obter a mais alta proteção ao fogo possível com a classe de flamabilidade V-0. Para veículos elétricos, um revestimento de 0,5-0,7 mm pode atender aos requisitos de isolamento de perfis de barramentos de 30 mm² a até cerca de 150 mm². A cor laranja RAL 2003 indica de maneira permanente e logo de cara a aplicação de alta voltagem.
Os perfis de cobre ou alumínio são revestidos por coextrusão e as propriedades do produto também permitem velocidades de extrusão mais altas. A aderência ao perfil metálico é excelente, dispensando o uso de promotores de adesão. Devido à alta elasticidade do composto, os barramentos revestidos podem ser moldados facilmente após a extrusão e até mesmo dobrados em raios pequenos sem perder o efeito protetor do isolamento Vestamid.