Jaguar Land Rover vai criar hub de inovação no Brasil
A Jaguar Land Rover anunciou a criação da iniciativa de Inovação Aberta no Brasil, para acelerar a transformação da empresa trabalhando com startups, no dia 27 de abril. A iniciativa contribuirá também para apoiar sua visão de Luxo Moderno para o negócio, seus parceiros e clientes.
O projeto vai contar com colaborações de startups, scaleups e organizações externas em seis pilares estratégicos identificados como prioridades nas áreas de eletrificação, conectividade, serviços digitais, empresa inteligente, manufatura, cadeia de suprimentos e sustentabilidade. Como parte dessa nova estratégia global da marca, a Jaguar Land Rover também anunciou o lançamento de um hub de inovação inédito no Reino Unido em parceria com a incubadora e aceleradora Plug and Play Tech Center. O hub de inovação Plug and Play UK estará localizado próximo às instalações da Jaguar Land Rover e se beneficiará da rede global de 30.000 startups e scaleups presentes hoje no ecossistema da plataforma para criar empregos e oportunidades para a economia digital. No Brasil, a marca também revelou a parceria com o Cubo Itaú e a Firjan, que vão garantir o acesso ao ecossistema de startups da América Latina.
“Com o lançamento da plataforma Open Innovation, a Jaguar Land Rover está olhando para todo o ecossistema de mobilidade e sustentabilidade, a fim de oferecer uma experiência incomparável ao cliente, moldando o futuro da nossa indústria e abrindo caminho para o futuro. Vamos explorar tudo, desde baterias de segunda vida e economia circular até novas fintechs, insurtech e serviços digitais – todos alinhados com a Jaguar Land Rover como os orgulhosos criadores do Modern Luxury”, explica François Dossa, diretor executivo de Estratégia e Sustentabilidade da Jaguar Land Rover.
Gabriel Patini, Diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover, comenta a escolha estratégica do Brasil para a criação do hub: “O mercado brasileiro tem alcançado, ao longo dos últimos anos, uma maturidade muito importante, com o crescimento da busca por produtos cada vez mais tecnológicos e sustentáveis. Diante dessa realidade, a escolha do Brasil como sede para o hub de inovação vai nos ajudar a focar nossos esforços na busca pela inovação, e, consecutivamente, aumentar nossa representatividade neste mercado.”
O Cubo Itaú, localizado em São Paulo, abriga atualmente em sua estrutura centenas de startups abrangendo diversos setores, como fintech, agronegócio, saúde e varejo. A Jaguar Land Rover será o suporte do recém-criado Smart Mobility Hub do Cubo, atuando no desenvolvimento de soluções inovadoras para transformar a maneira como as pessoas se deslocam nas grandes cidades. O acordo ajudará a criar um ecossistema na América Latina entre startups, fundos de capital de risco e corporações.
A Firjan, por sua vez, representa os setores industrial e empresarial do estado do Rio de Janeiro, conta com uma rede de 10 mil membros de empresas e tem como objetivo promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida. Com sede no estado fluminense, onde a Jaguar Land Rover possui uma unidade de produção, a IT conectará startups para soluções inovadoras de fabricação automotiva e fornecerá acesso a laboratórios avançados para programas de P&D.