Eletrônica e Informática

Labenc avalia a eficiência energética de televisores LCD/LED e plasma

O Laboratório de Medições Elétricas (Labenc), do Sidia – Instituto de Ciência e Tecnologia foi reconhecido pela ISO/IEC 17025, que é responsável pela validação de valores de consumo energético informado pelos fabricantes. Com isso, o local é o único das regiões Norte e Nordeste a contar com esse importante reconhecimento.

A ISO/IEC 17025 especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente dos laboratórios e pode ser aplicada a todas as organizações que realizem essas atividades. O Labenc tem a função de avaliar a eficiência energética de televisores LCD/LED e plasma. Os testes realizados no local dão ao consumidor a garantia de que o produto adquirido está dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro, que classifica os eletrodomésticos de acordo com uma escala de A (mais eficiente) a D (menos eficiente).

Durante o processo de planejamento de um novo produto, toda empresa precisa submeter o projeto para análise de eficiência energética em um laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (GCGRE). Os produtos só podem ser comercializados após a realização desses testes e com o aval do laboratório. Assim, o Labenc tem papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico de diversas marcas do segmento.

“Esse reconhecimento atesta a excelência e eficácia de nossas operações, além de mostrar que o Sidia desenvolve o que há de mais moderno em tecnologia no coração da Amazônia”, afirma Eric Ferraz, gerente técnico do time de desenvolvimento de hardware e responsável pelo Labenc. “Contamos com uma equipe altamente qualificada e disposta a evoluir, o que faz toda a diferença nas soluções finais apresentadas”, ressalta. O Labenc integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE) e está apto a atender fabricantes de todas as marcas e de qualquer parte do país.

Fonte: Ipesi

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo