Metal Mecânica

LabRetail desenvolve solução para Mercedes-Benz que garante eficiência de 20% na linha de produção de caminhões

A LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva, desenvolveu recentemente um produto para a Mercedes-Benz que garantiu eficiência de 20% na linha de produção de caminhões, além de redução de mais de 15% no estoque de peças. Trata-se de um dispositivo wireless que se comunica com os sistemas internos da linha de produção e ajuda na gestão do estoque.

 

“Por meio de uma parceria técnica com a Intel, a LabRetail foi indicada para desenvolver um dispositivo simples, compacto e com capacidade de enviar e receber dados via comunicação wireless. Ele é intuitivo: uma caixa resistente com dois botões metálicos para acionamento pelos funcionários da linha de produção solicitarem a reposição de estoque de peças e materiais. Após o pressionamento, o dispositivo se comunica com os sistemas [internos] e retorna com um sinal visual colorido para o funcionário. Vermelho, sem peças no estoque; verde, peça em estoque; amarelo, em análise”, explica Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail.

 

“Na prática, a solução ajuda a reduzir os estoques de peças e insumos na linha de produção, porque com ela os funcionários só solicitam peças quando necessário”, explica Silvestre. “Assim, o conceito de ‘just in time’ foi implementado para os itens controlados pelos dispositivos da LabRetail.” O ‘just in time’ é um conceito que vem da área administrativa, uma metodologia que evita estoque parado e desperdício de matéria-prima. Ele busca constantemente a precisão da cadeia de produção, pois quando aplicado, significa que serão gerados pedidos suficientes apenas para suprir a demanda real da empresa: nunca antes, nem depois – no tempo certo – o que também garante melhoria na produtividade, aumento da eficiência e corte de gastos.

 

Sérgio Silvestre explica que, para que a solução fosse encontrada, a LabRetail esteve presente nas instalações da Mercedes-Benz por inúmeras vezes. “Acreditamos que estar junto ao cliente, conversando, testando e fazendo as alterações no projeto é a melhor forma de criar uma solução em conjunto. Durante a pandemia, muitas atividades foram realizadas remotamente, mas mesmo neste período a LabRetail não parou. Foi durante a pandemia que desenvolvemos a versão aprovada pela Mercedes-Benz no Brasil e homologada pela Mercedes-Benz da Alemanha. Essa é a versão escolhida para ser implantada em larga escala”, diz.. Até agora, a tecnologia já possui homologação da Anatel, assim como da Mercedes-Benz na Alemanha. O produto vem sendo preparado para ser implementado em outras fábricas, tanto no Brasil como no exterior.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo