Metal Mecânica

Levitação magnética na produção

A B&R apresentou globalmente no último dia 27 de janeiro o Acopos 6D, transportador que utiliza tecnologia de levitação magnética. O transportador é especialmente indicado para produção de pequenos lotes, com frequentes trocas de produtos de diferentes formatos e dimensões, já que possibilita mover tais produtos individuais de forma livre entre as máquinas. Ou seja, não há mais a necessidade de tempos de processos de produção rigidamente definidos como exigem os sistemas de transportes convencionais.

O desenvolvimento do Acopos 6D é fruto de parceria entre a B&R com a empresa de origem canadense Planar Motors Inc. (PMI). A integração da tecnologia de levitação magnética da PMI no portfólio da B&R vai possibilitar acelerar a transição da indústria do processo de produção estritamente linear para um espaço aberto de manufatura adaptativa. Como parte do acordo de parceria, a B&R adquiriu participação acionária significativa na PMI.

O Acopos 6D é um sistema de transporte de produtos sem trilhos, com transportadores inteligentes, que se movem de forma independente entre as estações, sem estar vinculado a um fluxo de produção rígido e sequencial. Os transportadores operam sem contato, são silenciosos e precisos, deslizando livremente sobre uma superfície, acelerando e manobrando em todas as direções com seis graus de liberdade – eles podem até mesmo se mover verticalmente em paredes.

Os clientes da B&R se beneficiam da liberdade de movimento de objetos transportados dentro ou entre várias máquinas. Com o Acopos 6D, as máquinas podem fabricar simultaneamente diferentes variantes de produtos ou mesmo produtos totalmente diferentes, com cada transportador podendo navegar seu próprio caminho pelo processo de produção, entre um grande frota de transportadores, levando o produto individual por um caminho único até as estações de acordo com as necessidades de produção customizada.

Os transportadores com ímãs permanentes integrados flutuam sobre a superfície dos segmentos do motor eletromagnético. Os segmentos modulares de motor têm 240 x 240 milímetros de tamanho e podem ser dispostos livremente em qualquer formato. Transportadores disponíveis em tamanhos variados admitem cargas úteis de 0,6 a 14 kg e atingem velocidades de até 2 metros por segundo. Eles podem se mover livremente no espaço bidimensional, girar e inclinar ao longo de três eixos e oferecer controle preciso sobre a altura da levitação.

O Acopos 6D permite até quatro vezes a densidade de outros sistemas no mercado por meio da capacidade de controlar quatro transportadores no mesmo segmento de motor simultaneamente. Os transportadores também podem ser usados como eixos em estações de processamento. Um transportador carregando uma peça de trabalho pode seguir um caminho CNC, por exemplo, permitindo que a ferramenta de processamento seja montada rigidamente. As estações de pesagem podem ser totalmente eliminadas, pois cada transportador também pode servir como uma balança de alta precisão. Isso torna possível projetar máquinas mais compactas.

Como os transportadores levitam livremente sem qualquer contato ou atrito, não há desgaste abrasivo e não há peças para manutenção. Se uma tampa de aço inoxidável for colocada sobre os segmentos do motor, o Acopos 6D oferece proteção IP69K – tornando-o ideal para salas limpas ou produção de alimentos e bebidas.

Totalmente integrado no ecossistema da B&R, os transportadores podem ser sincronizados com servoeixos, robôs, sistemas de esteira e câmeras de visão de máquina com precisão de microssegundos. O planejamento do trajeto dos transportadores é feito em um controlador dedicado, conectado à rede da máquina via Powerlink – o que significa que não tem impacto no desempenho da rede ou no sistema de controle da máquina. Para sistemas com mais de 200 segmentos ou 50 transportadores vários controladores podem ser sincronizados entre si.

Diferente de outros sistemas comparáveis, cada transportador  Acopos 6D recebe uma identificação globalmente exclusiva. Na inicialização, o controlador sabe imediatamente a localização de cada transportador nos segmentos do motor, e a produção pode começar sem sequências de “homing” demoradas ou entrada manual por um operador. Os transportadores oferecem repetibilidade de posicionamento de ± 5 µm, tornando o Acopos 6D adequado para aplicações com requisitos de posicionamento rígidos, como na indústria eletrônica e na montagem de componentes mecânicos e eletrônicos.

O Acopos 6D oferece possibilidades quase ilimitadas no projeto da máquina e é de fácil configuração. Algoritmos sofisticados garantem que o transportador siga um caminho ideal, evitando colisões e minimizando o consumo de energia. Com isso, os desenvolvedores ficam livres para se concentrar em sua tarefa principal: desenvolver processos de máquina ideais que proporcionem produtividade máxima.

De acordo com Rodrigo Costa, gerente Regional/SP da B&R, o Acopos 6D já está sendo utilizado em clientes em um programa piloto. Ele destaca, também, que empresas farmacêuticas, de embalagens e alimentos e bebidas são os principais interessados nesse tipo de transportador. (texto:Franco Tanio/foto: divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo