Metal Mecânica

Locadoras compraram 9,4% dos caminhões vendidos no Brasil em 2023

As locadoras de veículos emplacaram 10.211 caminhões durante 2023, um crescimento de 38,9% sobre as compras de veículos pesados feitas pelas empresas do setor no ano imediatamente anterior. A apuração é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), com base nas informações de frotas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

 

As locadoras de veículos foram responsáveis por absorver 9,4% de todos os caminhões vendidos em 2023 no Brasil. Conforme a Abla, isso fez com que o total de veículos pesados no setor de locação tenha chegado a 42.712 unidades (avanço de 19,6% na comparação com 2022).

 

Conforme o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, a terceirização de frotas de caminhões é uma atividade estabelecida em mercados como os da Europa e Estados Unidos. “No Brasil, começa a avançar tanto em termos de veículos urbanos de carga (VUCs), até os modelos maiores e completos, com o cavalo mecânico e a carreta”, acrescenta.

 

Como regra, os contratos de locação caminhões são longos, com duração de 12, 24 e até 36 meses. Segundo Miguel Júnior, o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para crescer entre as locadoras e as fábricas de caminhões. “O potencial desse tipo de locação é grande e os números apurados pela Abla mostram que, cada vez mais, nossas expectativas vão se transformando em realidade.”

 

O Censo Abla também apurou que, dos 10.211 caminhões comprados por locadoras no último ano, 51,9% vieram da Volkswagen, seguida pela Mercedes-Benz, com 26,1% das vendas realizadas para empresas de aluguel de veículos. Em terceiro lugar no volume de vendas ficou a Volvo, com participação de 8,6%.

 

Já em relação ao total de 42.712 caminhões atualmente registrados em nome das locadoras de veículos, 48% são da Volkswagen, seguida pela Mercedes-Benz, com 32,8%. Também em relação à frota total, a Volvo completa o pódio com 7,7% dos caminhões pertencentes às locadoras no Brasil. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo