Eletrônica e Informática

Maioria dos brasileiros considera o desempenho quando o assunto é computador para o trabalho

O desempenho é o principal fator considerado pela maioria dos brasileiros (53%) em um computador para trabalhar, de acordo com pesquisa realizada pela Kantar, encomendada pela Dell e Intel Brasil. O levantamento foi realizado em novembro de 2021 e entrevistou mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões do país, e que têm um ou mais computadores.

A pesquisa aponta também que, na avaliação geral, o consumidor percebe uma superioridade no computador em relação ao smartphone para trabalho, estudo, assistir filmes/séries, games e realizar conferências em vídeo. Sobre a preferência de marca, a Dell foi apontada como a favorita de computador para trabalho, escolhida por 32% dos entrevistados.

A segurança de dados é um motivo de alta preocupação para os usuários de computadores para fins profissionais. 88% dos respondentes afirmaram o nível de preocupação com a segurança é de médio para alto, sendo que, dentro deste percentual, 59% consideram preocupação alta sobre o tema. Apenas 5% afirmaram não ter esta preocupação em seu dia a dia.

Mesmo com essa preocupação, a grande maioria dos entrevistados (69%) relatou na pesquisa que ainda utiliza seu computador pessoal para o trabalho. Apenas 12% disseram usar o computador da empresa para o trabalho. Outros 12% afirmaram usar tanto o computador pessoal, quanto o da empresa para as atividades corporativas, e apenas 7% afirmaram não usar um computador para as funções profissionais.

Quando perguntados se a empresa para qual trabalham utiliza tecnologias e processos voltados a garantir a segurança das informações acessadas e armazenadas no seu computador, 65% confirmaram que sim, mas 14% afirmaram que não e 12% não souberam responder. Por fim, 9% dos entrevistados que responderam a esta pergunta só usam o computador pessoal para trabalhar.

Quase oito em cada dez entrevistados (78,4%) afirmam ter aumentado o tempo médio de uso dos computadores desde o início da pandemia e acreditam que essa é uma tendência que tende a se manter no pós-pandemia. Sobre os principais usos do PC: 60% ampliaram o tempo nas redes sociais; 58% para estudo; 54% para trabalho; 53% com entretenimento (séries e filmes) e 41% para jogos.

Já sobre a importância dos equipamentos eletroeletrônicos, para a maioria (77%) o computador é considerado muito importante. Enquanto o smartphone aparece em segundo lugar – considerado muito importante para 74% – e a TV aparece em terceiro lugar com 42% das citações.

A pesquisa realizada pela Kantar com pessoas responsáveis pela compra de computadores, para uso pessoal apenas ou para uso pessoal e profissional, em novembro de 2021, entrevistas quantitativas online através de painéis subcontratados, em todas as regiões do Brasil, com homens e mulheres, de 18 a 64 anos, classes ABC, amostra de 1000 entrevistas e 3,1 p.p. de erro amostral, com 95% de confiança.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo