Marcas Aiwa e Telefunken estão de volta ao mercado brasileiro
Duas marcas bastante conhecidas estão de volta ao mercado brasileiro: Aiwa e Telefunken. A primeira é muito conhecida pelos audiófilos; a segunda pelos televisores e rádios. Ambas as marcas foram relançadas na Eletrolar Show 2022, que está sendo realizada em São Paulo até o dia 14 de julho.
A marca Aiwa está sendo relançada pelo Grupo MK, detentor das marcas Mondial e XZone. A empresa anuncia o início da produção dos produtos Aiwa no Brasil, depois de comprar fábrica que pertencia à Sony, em Manaus (AM). A marca Telefunken volta ao país pelas mãos da Someco, empresa que atua como licenciada oficial da Telefunken no Brasil, Argentina e Chile, mas sem os televisores que foram ícones do mercado brasileiro entre os anos 1970 e 1990.
O Grupo MK planeja ampliar os investimentos no mercado de áudio e vídeo, e no final de 2020, comprou a unidade fabril, de propriedade da Sony, em Manaus. O complexo industrial, considerado um dos mais tecnológicos da fabricante japonesa, não só antecipou o planejamento de entrada em novos mercados para o Grupo, como, também, despertou, o interesse de oferecer uma linha de áudio e vídeo Premium. A marca Aiwa por uma série de fatores, entre eles, o fato da marca já ter pertencido, por décadas, à própria empresa Sony.
A Aiwa é uma marca focada no desenvolvimento de tecnologia e inovação desde 1951. Seus produtos são, até hoje, ícones na história dos eletrônicos no mundo, como o walkman, o discman, mini e micro system, entre outros, onde conquistou a liderança mundial do mercado de sistemas de som estéreo.
Os 55 mil metros quadrados do complexo fabril de Manaus adquirido pelo Grupo MK, sendo 27 mil de área construída, está sem utilizada para a produção de uma nova geração de produtos Aiwa, que chegará ao mercado ainda em agosto de 2022. Agora, uma completa linha de TV já está sendo produzida e a linha de áudio terá seu desenvolvimento e sua produção iniciados durante o segundo semestre de 2022, no mesmo complexo industrial.
Os aparelhos de TV dão início à jornada da marca, seguidos pela completa linha de áudio. Blue Protect, Dolby Audio, Chromecast Built-in, HDR10 e controle remoto ativado por voz são apenas algumas das tecnologias presentes nos equipamentos.
Segundo Giovanni M. Cardoso, fundador do Grupo MK, “a qualidade japonesa que permeia a Aiwa, além da estrutura que adquirimos da Sony, também de origem japonesa, nos permite posicioná-la como uma marca premium e que já tem capacidade produtiva de conquistar até 18% desse mercado. Estamos bastante otimistas e acreditamos que será um sucesso desde já, uma vez que Aiwa é muito mais do que só uma marca de eletrônicos.”
TELEFUNKEN – A marca Telefunken reestreia no país com uma linha premium de eletrodomésticos e eletroportáteis.
Pioneira na transmissão de informações sem fio, sob o comando do kaiser Wilhelm II, último imperador alemão e rei da Prússia, a Telefunken influenciou o desenvolvimento da engenharia de rádio e comunicação em todo o mundo. Presente nos lares brasileiros por várias décadas no século 20, a marca fez história no Brasil, fabricando de rádios a televisores, tendo se notabilizado pelo lançamento do sistema PAL-M de transmissão colorida, nos anos 1970. Em 1989, a Telefunken foi descontinuada no Brasil, e desde 2009, ao ter os direitos de marca adquiridos por uma investidora alemã, a Telefunken Licenses inicia a volta ao mercado. Atualmente, a marca Telefunken está presente em 120 países.
Para voltar ao mercado brasileiro, a Telefunken escolheu os produtos da Série 1903. O nome da linha é uma homenagem ao imenso legado da marca e referência ao ano de fundação da Telefunken, marca global que completa 120 anos em 2023. “Os produtos ‘insígnia’ da Telefunken fazem parte da Série 1903 e representam os pilares básicos da marca: engenharia alemã ‘state-of-the art’, alta qualidade e design moderno e funcional”, diz Marcelo Palacios, diretor da Someco, empresa que atua como licenciada oficial da Telefunken no Brasil, Argentina e Chile.
“Chegou o momento de aparecer ao público, dizer que a Telefunken está de volta. A marca, que conta com uma memória afetiva muito positiva entre os consumidores, chega totalmente renovada, com foco em inovação e design, acompanhando as tendências globais de consumo e com uma sólida estratégia de longo prazo para se consolidar na região”, afirma Palacios.
Entre os produtos da marca que chegam ao mercado brasileiro, destacam-se soundbars, fornos elétricos, cafeteiras elétricas, batedeiras elétricas de mão, mixers elétricos de cozinha, e chaleiras elétricas.