Mercado de máquinas-ferramenta dos EUA sinaliza recuperação sustentada
Os pedidos de tecnologia de manufatura dos EUA totalizaram US$ 377,6 milhões em fevereiro de 2021, um aumento de 17,8% em relação a janeiro de 2021 e de 34,2% em relação a fevereiro de 2020, de acordo com dados divulgados pela AMT – The Association For Manufacturing Technology. O total acumulado no ano foi de $ 698,2 milhões, representando um aumento de 22,4% em relação aos primeiros dois meses de 2020.
“Fevereiro foi o quarto mês consecutivo de ganhos anuais em pedidos de tecnologia da manufatura, sinalizando que o fortalecimento recente é provavelmente o início de uma recuperação sustentada após a recessão de 2020”, diz Douglas K. Woods, presidente da AMT. “Houve um aumento surpreendente nas encomendas de fevereiro por parte da indústria de petróleo e gás, apesar da turbulência relacionada ao clima nas regiões Centro-Sul e Sudeste (dos EUA), que costumam impulsionar o setor. Os fabricantes de equipamentos médicos aumentaram significativamente os pedidos em fevereiro, provavelmente devido ao aumento da capacidade do hospital, permitindo que procedimentos eletivos atrasados fossem agendados”, complementa
“O aumento da demanda do consumidor em toda a economia é evidenciado por um aumento nos gastos totais. Em janeiro de 2020, antes das paralisações devido à pandemia, o gasto total do consumidor foi de quase US$ 15 trilhões. Depois de cair durante a pandemia, os gastos do consumidor se recuperaram no início de 2021, além do nível pré-pandêmico”, comenta Woods.
“A partir das discussões que tivemos com os fabricantes, parece claro que as empresas que foram mais otimistas em suas previsões mantiveram seus estoques em um nível mais alto e investiram mais pesadamente em bens de capital, e aquelas que encontraram maneiras de encurtar suas cadeias de abastecimento para garantir o atendimento dos pedidos acompanharam a demanda e geraram números fenomenais de fevereiro, encerra Woods.