Mercado de materiais de impressão 3D para o setor aeroespacial crescerá mais de 20% ao ano
O mercado global de materiais de impressão 3D para a indústria aeroespacial vai atingir US$ 535,1 milhões em 2024, com um impressionante crescimento anual de 20,3% a taxas compostas entre 2017 e 2024, segundo análise da consultoria Frost & Sullivan. De acordo com a empresa, líderes do setor, como Boeing e Airbus, pretendem acelerar a adoção da tecnologia de impressão 3D para reduzir a complexidade e os custos da cadeia de suprimentos, reduzir prazos, melhorar funcionalidades e desempenho e produzir peças mais leves e seguras para vôo.
“A indústria aeroespacial experimenta uma mudança quântica e termos de rearranjo da cadeia de suprimentos à medida que a impressão 3D avança”, afirma Sayan Mukherjee, analista sênior de pesquisa de Química e Materiais da Frost & Sullivan.
“Fabricantes de materiais com produtos qualificados para a indústria têm imensa oportunidade para tirar vantagem num mercado que cresce dois dígitos”, complementa.
Para obter vantagem competitiva em um mercado de rápido desenvolvimento, Mukherjee recomenda que os fabricantes de materiais colaborem com os fabricantes de impressoras 3D, como Stratasys, EOS e 3-D Systems, para desenvolver materiais inovadores, seguros para vôo e apropriados para grandes peças impressas em 3D.
Entre as cinco tendências que criam oportunidades de expansão no mercado estão:
– Filamentos plásticos lideram o mercado de materiais para impressão 3D, impulsionados pela alta taxa de adoção devido à disponibilidade precoce da tecnologia;
– Pós metálicos têm enorme potencial de aplicação em peças críticas de aeronaves, incluindo motor e componentes estáticos;
– Uma mudança do mercado em direção à produção de peças seguras para voo nos próximos cinco anos;
– Fomento ao desenvolvimento em direção às aplicações de ferramental por meio da impressão 3D; e
– A racionalização dos preços nos próximos poucos anos tornará a manufatura aditiva uma solução mais desejada.
“Embora a impressão 3D reduza muito os custos envolvidos e os tempos de entrega de produção de pequenos volumes, a baixa velocidade de impressão pode ser um obstáculo para produção de alto volume até que tecnologias de impressoras mais rápidas estejam disponíveis. Além disso, a falta de clareza entre os usuários finais sobre os benefícios de médio e longo prazo da adoção da impressão 3D é um desafio para a indústria”, frisa Mukherjee.