Mercado latino-americano de smartphones cresce 20% no quarto trimestre de 2023

O mercado latino-americano de smartphones cresceu 20% no quarto trimestre de 2023, mantendo a forte demanda do trimestre anterior. O aumento foi alimentado principalmente por iniciativas intensificadas de marcas e canais destinadas a reabastecer os estoques. Isto foi associado a uma estabilidade socioeconômica restaurada em países-chave, que reforçou a confiança dos consumidores e estimulou o consumo durante a época de alta de vendas de fim de ano. No ano de 2023, o mercado teve um crescimento de 2%, atingindo um total de 118,9 milhões de unidades. A região testemunhou sinais de recuperação no segundo semestre de 2023 para compensar o declínio experimentado nos dois primeiros trimestres, principalmente devido a um ciclo favorável de substituição de dispositivos, de acordo com a mais recente pesquisa da Canalys.
No quarto trimestre de 2023, a Samsung foi a líder de mercado na América Latina, mas sua participação caiu abaixo de 30% pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2014. A forte concorrência de marcas como Xiaomi, Transsion e ZTE, que aumentaram os volumes nos segmentos de entrada explicam o motivo, segundo Miguel Pérez, consultor sênior em Canalys. “Ao contrário de algumas marcas chinesas que estão conquistando participação de mercado na região, a Samsung e a Motorola dinamizaram as suas estratégias de longo prazo. Eles fizeram a transição de uma abordagem centrada no volume nos segmentos de entrada e de baixo custo para a priorização da lucratividade por meio da segmentação de negócios. A Samsung agora visa os segmentos da faixa média-alta e premium com a sua série A, Galaxy S e Galaxy Z, enquanto a Motorola está solidificando a sua posição de segundo lugar ao cultivar parcerias fortes com grandes operadoras e varejistas. Embora os grandes volumes para os mercados de faixa baixa e média sejam impulsionados pelas séries E e G, também está ganhando terreno em segmentos de maior valor com as suas séries Edge e razr dobráveis.”
“Fornecedores que não são os principais players do mercado foram fundamentais para impulsionar o crescimento de 20% ano a ano no quarto trimestre de 2023”, acrescenta Pérez. “Marcas como a Xiaomi mantiveram o impulso através do fortalecimento dos laços com operadoras no México e na Colômbia e da expansão no Brasil e na América Central, resultando num crescimento anual de 42%. As marcas Infinix e Tecno da Transsion tiveram um crescimento impressionante de 188% em mercados inexplorados como a América Central, o Caribe e o Equador, visando jovens consumidores preocupados com o valor no mercado aberto. Notavelmente, a Apple registrou um crescimento anual de 20%, em grande parte impulsionado pelo seu sucesso no Brasil e no México, que responderam por 85% das remessas da série iPhone 15. Dos cinco primeiros, ZTE e Honor alcançaram um crescimento de remessas de três dígitos. A ZTE retomou remessas significativas para seu principal mercado, o México, e expandiu sua presença na América Central, no Caribe e no Peru. Enquanto isso, a Honor alcançou um crescimento trimestral consistente em 2023, apresentando uma forte gestão de estoque e uma estratégia de canal focada em operadoras e grandes varejistas.”
“Em que pesem os persistentes desafios socioeconômicos na América Latina, a Canalys prevê um crescimento de 3% no mercado regional de smartphones em 2024”, acrescenta Pérez. “Este crescimento modesto é apoiado por ajustes contínuos das taxas de juros em toda a região, com o objetivo de conter a inflação e aumentar a confiança dos consumidores, levando ao aumento do consumo. Além disso, estoques mais saudáveis no mercado facilitarão a introdução de novos modelos. No segmento de faixa baixa a média, as marcas emergentes continuarão a enfatizar a importância de propostas de valor acessíveis e procurarão impulsionar os volumes auxiliados pela substituição de dispositivos adquiridos durante a pandemia. Os principais participantes procurarão fortalecer o seu posicionamento através de estratégias baseadas em IA e parcerias de canais melhoradas para conquistar uma maior fatia do segmento premium.” (Franco Tanio)