Metal Mecânica

Mercedes-Benz retoma segundo turno na produção de caminhões em São Bernardo do Campo

A Mercedes-Benz do Brasil retomou no dia 1º de julho, o segundo turno na produção de caminhões em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Essa iniciativa não só mantém, como amplia o distanciamento social dos colaboradores no ambiente de trabalho, reforçando as medidas internas de prevenção à Covid-19, conforme as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

“Com essa programação, teremos menos pessoas trabalhando por turno, o que assegura o distanciamento. Além disso, ajustamos temporariamente o nosso volume de produção para atender pedidos específicos de clientes de caminhões”, diz Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina.

 

O segmento de caminhões, que não parou de rodar para entregar insumos na pandemia, tem sentido maior movimentação no ramo do agronegócio e também em mineração, químico e gás, celulose, alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, aplicações que têm gerado esses novos pedidos à empresa.

 

“Com as atuais condições de trabalho, higiene e segurança nas áreas produtivas e com a nova organização de turnos, temos convicção que conseguiremos um ambiente de trabalho ainda mais adequado para enfrentar as atuais adversidades e seguirmos em frente, protegendo a saúde de nossos colaboradores”, destaca Garcia.

 

Desde 1º de julho, a maior parte dos colaboradores ligados à produção, que está trabalhando desde maio, entra em suspensão temporária de contrato. Enquanto isso, os outros 50% que estavam em lay-off assumem a produção de veículos até 31 de agosto de 2020, conforme acordo da empresa com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgado em abril.

 

PREVENÇÃO – Desde o início da pandemia, a Mercedes-Benz vem adotando diversas medidas para proteger a saúde dos seus colaboradores, como a construção de um ambulatório de campanha para tratamento específico de funcionários com sintomas do coronavírus na fábrica de São Bernardo do Campo, medições de temperatura na chegada à fábrica e ao longo do dia para funcionários e terceiros, distribuição de máscaras, cuidados especiais com transporte na ida e na volta ao trabalho, limpeza e desinfecção de máquinas, equipamentos e ferramentas nos intervalos, limpezas periódicas adicionais durante o turno de trabalho e cuidados específicos para áreas de produção e escritórios, restaurantes, banheiros, vestiários, elevadores e áreas comuns.

 

Além disso, a fim de evitar aglomerações, os funcionários de atividades administrativas continuam, na grande maioria, em home office.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo