Metal Mecânica

Metalurgia movimenta negócios e traz conhecimento técnico sobre o setor

No segundo dia (20 de setembro) da Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, a programação teve como destaques a Rodada de Negócios e os conteúdos apresentados nos eventos paralelos.  O evento encerra hoje, às 20 horas.

Desde o início do dia, a Rodada de Negócios reuniu cerca de 140 participantes que representaram 15 empresas compradoras e 50 fornecedoras, em 38 rodadas realizadas. Além de grandes marcas nacionais, vindos de diversas regiões do país, também estiveram presentes empresas estrangeiras dos Estados Unidos e Espanha.

De acordo com Sandro de Souza, sócio fundador da joinvilense Vector Energia, a iniciativa é fundamental para aproximar fornecedores e clientes de forma ampla, transparente e direta.

“A dinâmica da Rodada de Negócios é interessante porque a cada 10 minutos há o contato com um novo cliente. Assim, acabamos fazendo de 10 a 15 prospecções importantes. Para nós, é fundamental”, afirma.

Já para Guido Monteggia, representante da AMI Group, grupo chinês produtor de ferro ligas e cálcio e braço de exportação de outras empresas em vários metais, a Rodada de Negócios possibilita conhecer a dinâmica do mercado. “É muito interessante estar aqui discutindo com potenciais clientes. Tive a oportunidade de conhecer de maneira ampla e rápida a estrutura de distribuição do mercado através dessas conversas, principalmente com clientes com quem ainda não tinha afinidade imediata de negócios”, destaca.

CONGRESSO – Outra atração inédita da Metalurgia foi o Cintec Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica, realizado pela plataforma online Doutor Fundição.

O congresso apresentou nove palestras e recebeu público de diversas regiões, como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e, ainda, de Portugal.

Para Fernando Oliveira, o Doutor Fundição, a experiência foi aprovada e deve ser repetida na próxima edição da Metalurgia, em 2025, de forma ainda mais robusta.

“Tivemos empresas representativas, audiência qualificada e os nossos palestrantes trouxeram temas muito relevantes, englobando praticamente todas as áreas da fundição. Também foi a nossa primeira participação como expositores da Metalurgia que marcou uma nova forma de interação com o público”, destaca.

WORKSHOPS – Também iniciada nesta quarta-feira, a programação de workshops dos expositores traz ampla programação gratuita aberta ao público da Metalurgia.

Além de ser um espaço para o compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos, os workshops são oportunidade para expositores estreitarem relacionamento com o público e potenciais clientes.

O acadêmico de engenharia mecânica, Rafael Camargo, atua na área de desenvolvimento de processos da empresa Ical, de Piracicaba (SP). Pela primeira vez na Metalurgia, veio em busca de soluções para tratamento térmico, fundição para recuperação de sucata gerada nos processos, e com inscrição confirmada para o workshop “Têmperas e suas variáveis”, apresentado pela Energis 8 Agroquímica.

“O workshop foi bem positivo e trouxe bastante informação técnica que a gente acaba não tendo tanto no estande, onde é feita mais a parte comercial. Já no workshop a gente conseguiu seguir direções daquilo que a gente pode adquirir que eles oferecem no portfólio da empresa. É muito positivo entender de forma didática aquilo que está buscando”, avalia Camargo.

Para a assistente de marketing da Energis 8, Érica Hipólito, participar como expositor da Metalurgia é uma boa oportunidade para a divulgação da empresa e dos seus produtos. Nesse contexto, o workshop ministrado pelo especialista Ovídio Richard foi oportunidade para tirar dúvidas e tirar dicas de como melhorar o processo.

“Avaliamos muito bem, houve muitas perguntas, o público estava bem interessado no assunto e gostaríamos até de ter mais tempo. Mas convidamos o público para ir ao nosso estande onde poderemos tirar mais dúvidas”, afirma.  (foto: Alexandre Silvino/divulgação).

SERVIÇO:

Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 19 a 22 de setembro de 2023

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Convenções e Exposições Expoville, R. XV de Novembro, 4315,  Glória, Joinville (SC)

Organização: Messe Brasil

Realização e apoio: Abifa, Abinfer E Abimaq

Credenciamento de visitantes: https://materiais.messebrasil.com.br/metalurgia-2023-visitante  – Acesso a partir de 14 anos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo